A atitude privilegiou o audaz Arouca frente ao Aves SAD (crónica)
O Arouca quer fazer melhor do que o 12.º lugar da época passada e, na antevisão a este jogo, Vasco Seabra disse que a equipa ainda não está no seu melhor. A ser esse o caso, o Arouca pode olhar para esta Liga com muito otimismo porque rubricou uma exibição personalizada e por demais convincente frente a um frágil Aves SAD (3-1), esse sim certamente longe da sua melhor versão.
Antes do apito inicial, o novo relvado do Estádio Municipal de Arouca testemunhou duas homenagens: uma aos bombeiros e outra a Jorge Costa, com um minuto de silêncio sentido por dois dos clubes que a figura do futebol português treinou.
Com a bola a rolar o Arouca instalou-se no meio-campo contrário e só precisou de oito minutos para marcar – bom trabalho de Lee Hyunju (apareceu muito bem nas entrelinhas) a cruzar para o desvio certeiro de Trezza, que apareceu isolado na pequena área, entre Devenish e Kiki Afonso.
Trezza com um golpe de primeira para abrir o marcador 🐺#sporttvportugal #LIGAnaSPORTTV #LigaPortugalBetclic #FCArouca #AFS #betanolp pic.twitter.com/QW1ChqpSMF
— sport tv (@sporttvportugal) August 9, 2025
A equipa de José Mota (que cumpriu castigo e viu o jogo da bancada) viveu depois a melhor fase em campo muito graças à velocidade de Mucuana e de Babatunde. Mas as chances criadas por esta dupla foram desperdiçadas por Rafael Barbosa (14’ e 38’) e, sobretudo, por Jordi Escobar (33’). O internacional jovem por Espanha teve uma exibição marcada por vários erros.
O Arouca usava Lee Hyunju e Fukui como falsos-extremos para confundir a defesa e, assim, impor o seu jogo. O que traria mais frutos em breve.
Quem procura sempre alcança
A julgar pela entrada em campo na 2.ª parte, dir-se-ia que o Arouca era a equipa em desvantagem. Vasco Seabra claramente instruiu a equipa a ir em busca do golo da tranquilidade e com a entrada enérgica de Amadou Danté, os lobos corresponderam aos 54’, com um remate colocado do reforço Nais Djouahra, assistido por Trezza.
Djouahra aumenta a vantagem do FC Arouca 🎯#sporttvportugal #LIGAnaSPORTTV #LigaPortugalBetclic #FCArouca #AFS #betanolp pic.twitter.com/q2mdd3O4R3
— sport tv (@sporttvportugal) August 9, 2025
Oito minutos depois o resultado ficou sentenciado: Fukui bailou pelas entrelinhas que sempre explorou e deixou a bola bem redondinha para Trezza, que não esteve para meias medidas e desferiu um míssil que só parou no fundo das redes de Simão Bertelli.
Trezza bisou no encontro com uma 💣#sporttvportugal #LIGAnaSPORTTV #LigaPortugalBetclic #FCArouca #AFS #betanolp pic.twitter.com/ldV7aQYBRG
— sport tv (@sporttvportugal) August 9, 2025
O Arouca teve depois a sagacidade de dispensar o controlo da posse de bola, mas não largar o domínio do jogo. Os avenses bem insistiram, com Babatunde e o reforço Guilherme Neiva, mas foi o inevitável Nenê a encontrar o caminho da baliza (90+1’), com o instinto matador que os relvados portugueses tão bem conhecem. Um minuto depois, Kiki Afonso ameaçou o golo com um cruzamento, mas a derrota já era inescapável.
Nenê reduziu para o AFS ⚽️#sporttvportugal #LIGAnaSPORTTV #LigaPortugalBetclic #FCArouca #AFS #betanolp pic.twitter.com/KIushtq2Y3
— sport tv (@sporttvportugal) August 9, 2025
Vitória repleta de justiça para os lobos, com uma exibição que deixa água na boca para os adeptos arouquenses no que toca ao resto da época. Já o Aves SAD ainda tem de crescer para evitar uma época tão intermitente como a última e o golo no final não mascarou as fragilidades da equipa, que também não deixou de dar alguns sinais positivos.
Notas dos jogadores do Arouca: João Valido (5); Alex Pinto (6), José Fontán (6), Boris Popovic (5), Arnau Solà (6); Pedro Santos (6), Taichi Fukui (7); Alfonso Trezza (8), Lee Hyunju (7), Nais Djouahra (7); Dylan Nandín (5). Amadou Danté (5), David Simão (5), Miguel Puche (5), Nateo Flores (5), Brian Mansilla (-).
As notas dos jogadores do Aves SAD: Simão Bertelli (5); Jaume Grau (5), Cristian Devenish (4), Aderllan Santos (5), Kiki Afonso (5); Ángel Algobia (5), Pedro Lima (5); Babatunde Akinsola (6), Rafael Barbosa (5), Edson Mucuana (6); Jordi Escobar (4). Guilherme Neiva (5), Nenê (6), Tiago Galletto (5), Gustavo Mendonça (5), Diego Duarte (5).
Reação de Vasco Seabra:
Tivemos a capacidade de desconstruir o adversário e depois capacidade de finalização. Até aos 65 minutos dominámos o jogo e fizemos os golos de forma meritória. Temos de manter a exigência nos últimos minutos do jogo, mas estou satisfeito com a atitude geral dos jogadores.
Reação de Paulo Sousa (treinador-adjunto do Aves SAD):
Entrámos algo ansiosos, temos muita malta nova, estamos a integrar muita gente e isso percebe-se. Na 1.ª parte tivemos três situações flagrantes de golo, se tivéssemos marcado dois golos, a 2.ª parte seria diferente. Depois quando procurámos o golo, o Arouca fez dois golos. Faz parte do nosso crescimento, o importante é corrigirmos o que fizemos menos bem.
Artigo atualizado.