A análise de Duarte Gomes à arbitragem do Portugal-Dinamarca
A ideia nesta análise a partir da bancada de Alvalade aos lances que envolveram ação do árbitro Slavko Vincic e da sua equipa foi tentar demonstrar a importância que as imagens têm no escrutínio de algumas situações, sublinhando a dificuldade que é analisar à primeira vista, sem direito a repetições, slow motions ou ângulos diferenciados.
Tenham isso em conta nos comentários que se seguem:
3' Pontapé de penálti bem assinalado por agarrão de Dorgu sobre Cristiano Ronaldo. Mas... e o amarelo, Sr. Árbitro? Não houve tentativa de jogar a bola.
6' Presume-se que o pontapé de penálti foi bem defendido (o VAR não interveio).
35' Francisco Conceição cruzou para Vitinha com a bola já fora da linha de baliza adversária? Impossível avaliar.
37' Autogolo da Dinamarca, sem que (aparentemente) existisse infração atacante.
40' Dorgu poderá ter atingido a cara/cabeça de Francisco Conceição com o braço. Pareceu.
45' Ou Schmeichel ou um colega de equipa desviaram a bola pela sua linha de baliza. O jogo devia ter recomeçado com pontapé de canto para Portugal. Errou o árbitro assistente.
45+2' Cristiano Ronaldo não pareceu estar em posição irregular. O local da falta indicou que o adiantamento teria sido anterior, de Rafael Leão, que cruzou a bola. Golo bem anulado, por ausência de indicação contrária do VAR.
50' Falta por trás de Eriksen sobre Bruno Fernandes valeu-lhe justo cartão amarelo.
50' Rúben Dias atingiu o rosto do adversário de forma clara até nas bancadas. A advertência foi correta.
53' Francisco Conceição pediu penálti por alegado corte com o braço de Anderson na sua área. Sem repetições, não foi possível perceber. Da bancada, a única certeza foi que a bola desviou no dinamarquês.
56' Golo da Dinamarca com pedidos de falta atacante. Nuno Mendes apareceu caído no solo, sem que fosse possível descortinar o que quer que fosse.
58' Hjulmand terá tocado em Bruno Fernandes. Impossível aferir se houve ou não infração e/ou motivo para amarelo.
65' Das bancadas, o pontapé de Norgaard em Francisco Conceição era para vermelho direto. A bola estava bem à frente e a infração paraceu totalmente deliberada. Árbitro e VAR leram de forma diferente.
70' Diogo Jota pareceu agarrado fora (ou já dentro) da área adversária. O árbitro entendeu nada assinalar e o vídeo árbitro concordou.
72' Cristiano Ronaldo pareceu estar em posição legal quando Bruno Fernandes rematou ao poste da baliza de Schmeichel. O golo foi bem validado (a tecnologia não deixaria passar a irregularidade).
75' Foram muito evidentes os protestos gestuais de Diogo Jota, que foi justamente advertido pelo esloveno.
86' Golo legal de Francisco Trincão. Diogo Jota estava em posição irregular mas não tapou a visão do guarda-redes dinamarquês.
91' Golo legal de Francisco Trincão.
94' O agarrão de Olsen a Diogo Jota pareceu antidesportivo. O árbitro esloveno não exibiu o amarelo.
103' Hjulmand escapou ao amarelo, não escapou? A vítima foi Bruno Fernandes.
104' Diogo Jota marcou mas (pareceu) estar adiantado quando partiu do meio campo adversário. Golo bem anulado, já que nada foi provado em contrário.
105+3' Anderson derrubou Gonçalo Ramos com clara negligência. Amarelo bem exibido.
108' Vincic deu lançamento para Portugal, a Dinamarca lançou a bola e o jogo seguiu. Não ficou bem.
Gonçalo Ramos fechou a eliminatória 🔫 #sporttvportugal #NAÇÕESnaSPORTTV #UEFANationsLeague #Portugal #Dinamarca pic.twitter.com/8Txu0pdcgZ
— sport tv (@sporttvportugal) March 23, 2025
115' Gonçalo Ramos pareceu estar em posição legal quando a bola foi passada para ele. Terá sido legal o quinto de Portugal.
120+1' Placagem de Andersen a Diogo Jota, perto da linha limite da grande área dinamarquesa, punido com advertência. Foi no limite para o cartão vermelho, não foi?
Nota do árbitro: 6
Artigos Relacionados: