Dorival Júnior apoia Vinícius e apela: «Precisamos do esforço de todos»
Dorival Júnior, selecionador do Brasil, reforçou o discurso contra o racismo, deixando uma mensagem de força a Vinícius Júnior, que não segurou as lágrimas, esta segunda-feira, em conferência de imprensa.
«Foi um momento muito difícil e complicado para um miúdo que praticamente está a iniciar a carreira e a ser atacado como tem sido nos últimos meses e até anos. É uma covardia o que acontece. Desculpem-me, mas não temos outra definição para o que acontece. Facto que também acontece diariamente no nosso país. Precisamos do esforço coletivo de todos, que o Ministério Público atue de uma maneira mais direta e que proíba qualquer agressão nesse sentido. Os seres humanos precisam de se respeitar antes de tudo», referiu, na antevisão ao encontro de caráter particular contra o racismo e violência no futebol.
O treinador diz considerar o avançado do Real Madrid um «terceiro filho».
«Disse-lhe que não precisa de dar nenhum tipo de resposta a ninguém. O universo encarrega de responder a pessoas que tomem uma iniciativa como essa. Se a justiça dos homens não é feita, que ele não se preocupe, pois da justiça divina ninguém foge. Não desejo que ninguém seja tão atacado assim e não tenha punições para pessoas que pratiquem esse tipo de delito. Não dá para entender como isso acontece e parece que as agressões vão-se acumulando. A partir do momento em que tivermos uma punição exemplar, tudo isso vai acabar», referiu.
Relativamente à relação entre brasileiros e espanhóis: «Respeitam-se muito. São povos amáveis, recetivos, que fazem da cordialidade o seu caminho para uma aproximação. É lamentável o que temos visto.»