Max Verstappen em Montreal
Max Verstappen em Montreal
Foto: IMAGO

Ninguém somou tantos pontos de penalização na história como Max Verstappen

FÓRMULA 124.06.202514:04

Neerlandês tem de ter muito cuidado no GP da Áustria no próximo fim de semana

Os pontos de penalização, adicionados às superlicenças dos pilotos de Fórmula 1, são usados no Campeonato do Mundo desde o início da temporada de 2014. O primeiro classificado nesta indesejável tabela é o tetracampeão mundial Max Verstappen.

O piloto da Red Bull acumulou 39 pontos por infrações às regras e colisões em pista, sendo que os últimos 11 ocorreram nos últimos 12 meses. Por isso, o neerlandês precisa ser muito cauteloso no próximo Grande Prémio da Áustria, no próximo fim de semana. Mais um ponto e será automaticamente penalizado com a perda de uma corrida.

A boa notícia para Max é que, após a Áustria, dois dos pontos de penalização serão apagados e se afastará do limite perigoso de 12 pontos em 12 meses.

O segundo lugar na classificação é partilhado por três pilotos - os ex-pilotos de Fórmula 1 Sergio Pérez e Kevin Magnussen, e Lance Stroll, atualmente na Aston Martin - os três somam 36 pontos nas respetivas carreiras.

Logo depois, encontra-se outro tetracampeão: Sebastian Vettel, com 32 pontos. Daniil Kvyat (ex-Toro Rosso e Red Bull) e Fernando Alonso (Aston Martin) somam 26 cada.

O top 10 é completado por Romain Grosjean, que já não compete no circo, com 23 pontos, Esteban Ocon (Haas) apresenta 22 e Nico Hülkenberg (Sauber) parte para o Red Bull Ring com 31.