O piloto português Miguel Oliveira na equipa Pramac Yamaha 2024-25. Foto Pramac Yamaha
Miguel Oliveira confiante para Moto GP de Itália. Foto Pramac Yamaha

Miguel Oliveira satisfeito com os testes em Aragão: «Senti-me mais competitivo»

MOTO GP09.06.202521:47

Piloto da Pramac testou com êxito diversos desenvolvimentos na Yamaha e volta a ensaiar na quarta e quinta-feira em Barcelona

Miguel Oliveira ficou satisfeito com o dia de testes no circuito Motorland Aragão, em Espanha, em que registou o 15.º melhor tempo por volta.

«Foi um dia produtivo», sublinhou o piloto da equipa Pramac, no final de um dia em que pôde testar uma nova versão do motor da Yamaha e um novo braço oscilante [peça que liga a roda traseira ao chassis da moto], algumas mudanças na eletrónica e a evolução do pacote aerodinâmico, que já tem sido usado pelo francês Fabio Quartararo, piloto da equipa oficial do fabricante japonês.

Miguel Oliveira fechou a sessão com o tempo de 1.46,680 minutos na melhor volta, a 0,986 segundos do mais rápido, o espanhol Maverick Viñales (KTM). O italiano Marco Bezzecchi (Aprilia) foi o segundo, a 0,006 segundos, com o espanhol Marc Márquez (Ducati) em terceiro, a 0,057.

«No geral, tudo pareceu positivo. Senti-me logo muito mais competitivo do que aquilo que fui no fim de semana», apontou o piloto de Almada, que não evitou uma pequena queda, a baixa velocidade, sem consequências físicas.

«Foi na terceira volta, com o pneu já à temperatura ideal. Saí da curva 1 um pouco mais rápido do que o habitual e tentei cortar uns metros ao chegar ao ponto de corda [apex] mais tarde, mas não correu bem», explicou.

Apesar disso, Miguel Oliveira disse acreditar que «as coisas estão a ir na direção certa».

“Vamos repetir estes testes em Barcelona durante mais dois dias [quarta e quinta-feira]. Acho que estas evoluções nos podem ajudar nas próximas corridas. Com pistas tão distintas pela frente, temos de arranjar forma de nos adaptarmos rapidamente às condições do traçado e de aderência», frisou o piloto de 30 anos.

A próxima ronda do Mundial de MotoGP será o Grande Prémio de Itália, em Mugello, em 22 de junho, quando vai ser disputada a nona das 22 etapas do campeonato.

Marc Márquez lidera a classificação de pilotos, com 233 pontos, mais 32 do que o irmão Álex Márquez, enquanto Oliveira segue no 23.º posto, com três.