Pablo, avançado do Gil Vicente
Pablo, avançado do Gil Vicente - Foto: IMAGO

Mercado: goleador sensação da Liga seduz Inglaterra

West Ham, de Nuno Espírito Santo, e Swansea, orientado por Vítor Matos, na peugada de Pablo, avançado do Gil Vicente

O mercado de transferências de inverno está prestes a abrir e são muitos os clubes que já se posicionam tendo em vista o reforço dos seus plantéis. E de Inglaterra chegam dois interessados no concurso de Pablo Felipe, avançado que tem feito furor ao serviço do Gil Vicente.

O West Ham, orientado por Nuno Espírito Santo, é um dos interessados no goleador — tem 10 golos em 13 jogos na Liga, sendo o quarto melhor marcador, atrás de Luis Suárez, Pavlidis e Samu —, mas Pablo também seduz no Championship, o segundo escalão do futebol inglês, uma vez que o Swansea, clube treinado por Vítor Matos, o cobiça.

Na Premier League, os hammers estão longe de atravessar a melhor fase e encontram-se na luta pela fuga à despromoção, no 18.º e antepenúltimo lugar, com apenas 14 pontos. Já no Championship, o conjunto galês está no 18.º lugar, sete pontos acima da linha de água.

A Barcelos ainda não chegou nenhuma proposta oficial, de tal forma que, esta quarta-feira, Pablo treinou-se normalmente e os galos contam com ele para a receção ao Sporting, agendada para a próxima sexta-feira, a contar para a 17.ª e última jornada da primeira volta da Liga.

Confirmando-se a mudança para o futebol inglês, será um autêntico passo de gigante na ascensão meteórica que o brasileiro, de 21 anos, tem conhecido. Pablo chegou a Portugal para atuar nas camadas jovens do Famalicão, em 2019/20. Na temporada passada, esteve nos gilistas por empréstimo dos famalicenses e assinou em definitivo no início desta época, tendo contrato até 2029 e sem cláusula de rescisão. Quer isto dizer que a margem negocial do Gil Vicente é maior, mas certo é que, caso saia, Pablo permitirá um encaixe recorde à equipa de Barcelos, cujas duas maiores vendas foram de sete milhões de euros: Fran Navarro para o FC Porto (2023) e Félix Correia para o Lille (2024).