Max Verstappen domina e vence Grande Prémio de Bahrein
Max Verstappen conquista primeiro Grande Prémio da temporada de 2024, em Bahrein (IMAGO/PanoramiC)

Max Verstappen domina e vence Grande Prémio de Bahrein

FÓRMULA 102.03.202416:38

Neerlandês terminou prova com mais de 20 segundos de avanço para Sergio Pérez, que terminou em segundo; Carlos Sainz, da Ferrari, fechou os lugares do pódio

Nova temporada, mesmo favorito. Max Verstappen venceu o primeiro Grande Prémio de Fórmula 1 da temporada de 2024, em Bahrein, mas fê-lo de forma absolutamente dominante. O neerlandês terminou com uma vantagem de 22,457 segundos para Sergio Pérez (Red Bull) ... em segundo lugar! Carlos Sainz (Ferrari) terminou no terceiro lugar.

«Impressionante. Hoje foi melhor do que esperávamos. O carro foi bom com todos os pneus e foi muito divertido conduzi-lo. Grande arranque de ano, não podia ser melhor. É sempre especial ter estes dias em que tudo corre de forma perfeita», referiu o vencedor na flash-interview.

O tricampeão mundial teve um bom arranque, conseguiu deixar Charles Leclerc para trás - que começou em segundo - e rapidamente construiu uma grande folga na liderança da prova. Nas primeiras dez voltas, ganhava um segundo por volta em relação aos competidores. O colega de equipa confirmou o impressionante ritmo do RB20 em corrida e também foi subindo na classificação, chegando ao segundo posto na 16.ª volta.

Os pilotos da Ferrari também mostraram boa velocidade na prova e conseguiram ser mais rápidos do que os rivais diretos - a Mercedes e a McLaren. O monegasco teve alguns problemas com travões no arranque da corrida, mas mostrou-se mais consistente no final, período onde forçou erro de Russell para conseguir o quarto lugar.

Lando Norris e Oscar Piastri tiveram sólida prestação, 6.º e 8.º, respetivamente. Lewis Hamilton tinha frisado que configurou o carro para a corrida, sacrificando velocidade na qualificação, mas conseguiu apenas subir dois lugares em relação a esta - foi 7.º.

Fernando Alonso e Lance Stroll colocaram a Aston Martim em 9.º e 10.º. Destaca-se ainda o final atribulado para a RB. Numa altura em que Yuki Tsunoda era 13.º, com pneus duros, e Daniel Ricciardo era 14.º - com macios -, o construtor ordenou que o nipónico trocasse de lugar com o australiano para que este tentasse ultrapassar Kevin Magnussen, em 12.º, no entanto, sem sucesso. O japonês mostrou-se muito irritado com a decisão.

O próximo Grande Prémio de Fórmula 1 é já na próxima semana, na Arábia Saudita, que vai decorrer entre os dias 7 e 9 de março.

VERSTAPPEN VENCE O GRANDE PRÉMIO DO BAHREIN!

Corrida tenebrosa do neerlandês, mas também para a Red Bull que não só colocou Sergio Pérez em 2.º, como mostrou que a mudança de conceito para o RB20 não foi de todo um erro. Carlos Sainz, em Ferrari, terminou em terceiro.

Volta 55/57 - Yuki Tsunoda continua a protestar a decisão da equipa e está a pedir que voltem a trocar de posição! O japonês está a 0,7 segundos de Ricciardo e disse mesmo que o australiano não estava a ser rápido o suficiente. Refira-se que este tem pneus macios e o nipónico está com duros. Na frente da corrida, tudo se mantém inalterado. Verstappen, em 1.º, Pérez em 2.º e Sainz em 3.º.

Volta 53/57 - Estamos na primeira corrida de 2024, mas já começam a haver ordens de equipa relativamente à troca de pilotos na pista. A RB ordenou que Tsunoda, em 13.º, se deixasse ser ultrapassado por Daniel Ricciardo, em 14.º, para que o australiano tente desafiar Magnussen no 12.º lugar. O japonês não ficou nada contente com o sucedido !

Volta 52/57 - A cinco voltas do final do primeiro Grande Prémio da temporada de 2024, aumentam as distâncias entre os três primeiros lugares. Max Verstappen leva 19,6 segundos de vantagem para Sergio Pérez, ao passo que este leva 4,3 em relação a Carlos Sainz.

Volta 48/57 - Max Verstappen entra já em modo de gestão da corrida, mantendo os 17,7 segundos de vantagem para Sergio Pérez, mas há mais lutas no resto da pista! Carlos Sainz está agora a 3,6 segundos do mexicano e poderá estar conservar energia do carro para tentar uma ultrapassagem tardia a Checo. Fernando Alonso fez bom uso dos novos pneus duros e está já em 9.º, com Lance Stroll a fechar as posições de pontuação.

Volta 46/57 - E Charles Leclerc consegue ultrapassar George Russell para subir à 4.ª posição! O monegasco estava já na perseguição do piloto da Mercedes e forçou o erro do mesmo na curva 10 da pista. O inglês falhou a zona de travagem, foi muito largo, chegando mesmo a sair de pista, e o monegasco ultrapassou-o na reta até à curva 11.

Volta 44/57 - Carlos Sainz, em 3.º, perguntou ao engenheiro de corrida quando os pneus macios começarão a ser mais lentos do que os duros, devido ao desgaste, e este respondeu que é já a partir desta volta. Neste momento, o espanhol está a 3,2 segundos do mexicano e vai atacar Checo Pérez numa luta pela 2.ª posição da corrida. Resta saber se o piloto da Red Bull vai conseguir gerir bem os pneus e aguentar o lugar.

Volta 42/57 - Fernando Alonso finalmente é chamado à garagem - pneus duros -, mas sai no 11.º lugar, atrás de Guanyu Zhou e o colega de equipa Lance Stroll.

Classificação por ordem: Verstappen, Pérez, Sainz, Russell, Leclerc, Norris, Hamilton, Piastri, Stroll, Zhou, Alonso, Magnussen, Tsunoda, Ricciardo, Albon, Ocon, Gasly, Hulkenberg, Bottas e Sargeant.

Volta 40/57 - Na segunda volta com jogo de pneus macios, Max Verstappen regista nova volta mais rápida da corrida ao fazer o perímetro do circuito internacional de Bahrein em 1,32.608 minutos. Para comparação, a segunda volta mais rápida foi de Sergio Pérez - 1,34.364 - quase dois segundos mais lento.

Volta 38/57 - A Red Bull surpreende ao colocar tanto Sergio Pérez como Max Verstappen com jogo de pneus macios. Só Daniel Ricciardo e os dois pilotos da frente escolherem este composto. Resta Fernando Alonso fazer a segunda paragem e resta também saber se vai optar pelos macios.

Volta 34/57 - Lando Norris e Lewis Hamilton voltam às boxes para renovar o jogo de pneus duros e recorde-se que nenhum dos pilotos do top-5 fez a segunda paragem. Entretanto o tricampeão mundial leva 17,8 segundos de vantagem para Checo.

Top-10 atual: Verstappen, Pérez, Sainz, Leclerc, Piastri, Russell, Alonso, Norris, Hamilton e Tsunoda

Volta 32/57 - Muitos problemas para Valtteri Bottas na segunda ida às garagens. Um problema com o instrumento para inserir o pneu direito dianteiro atrasou o finlandês em 52 segundos. Ainda assim, o piloto da Kick Sauber saiu à frente de Logan Sargeant e ocupa o 19.º lugar.

Volta 31/57 - Max Verstappen leva já uma vantagem muito grande para Sergio Pérez, em segundo. São já 15 segundos e meio a favor do neerlandês, já na segunda metade da corrida. Entretanto Tsunoda conseguiu ultrapassar Guanyu Zhou para subir ao 10.º lugar.

Volta 28/57 - Os pilotos começam a fazer a segunda paragem nas boxes e para já todos voltam a escolher jogo de pneus duros, numa altura em que faltam 29 voltas até ao fim da corrida. Tudo indica que deverão terminar a prova com estes pneumáticos, mas fica a dúvida se algum em pista irá prolongar o atual período com pneumáticos duros e terminar a corrida com os macios. Charles Leclerc disse ao engenheiro de corrida que o período de vida destes é maior do que o esperado.

Volta 27/57 - Yuki Tsunoda, em 11.º, está muito perto de ultrapassar Guanyu Zhou, em 10.º, no último lugar que atribui pontos para o Mundial. O japonês está a 0,7 segundos do chinês e espera confirmar o progresso que a RB diz ter feito durante a pré-temporada.

Volta 24/57 - E Max Verstappen já quase duplicou a vantagem que tem para Sergio Pérez! São já dez segundos entre os dois pilotos da Red Bull, com o neerlandês a ganhar grande parte de tempo para o colega de equipa no primeiro setor - entre 0,2 a 0,3 segundos por volta. O tricampeão mundial fez já sete voltas com os pneus duros ao passo que Checo completou mais quatro - 11.

Volta 21/57 - Nico Hulkenberg é o primeiro a fazer a segunda paragem e volta a trocar para pneumáticos de composto duro, o que significa que fez 20 voltas com os anteriores pneus e isto pode ser indicativo do tempo de vida dos mesmos nesta pista. Resta ver como os restantes pilotos gerem a durabilidade dos pneus e até quando conseguem estende ro período de vida destes, sem compromenter tempo por volta.

Volta 18/57 - Carlos Sainz está endiabrado e está a conseguir fazer bom uso dos pneus duros! O espanhol agora ultrapassou George Russell e sobe ao último lugar do pódio. Max Verstappen já foi às boxes para colocar pneus de composto duro, mas a distância para o segundo classificado - Sergio Pérez - reduziu para cinco segundos e meio.

Volta 17/57 - Excelente manobra de Carlos Sainz! O espanhol aproveita uma travagem precoce de Charles Leclerc na curva 1, 'mergulhando' para o interior do colega de equipa para completar a ultrapassagem, novamente no mesmo sítio da anterior.

Volta 16/57 - Carlos Sainz foi finalmente às garagens trocar de pneus - sem surpresa para duros - mas a chamada tardia em relação aos concorrentes correu mal ao espanhol, uma vez que saiu atrás de Leclerc. Neste momento, tirando Max Verstappen, todos os pilotos já trocaram de pneumáticos.

Top-10 por ordem: Verstappen, Pérez, Russell, Leclerc, Sainz, Norris, Piastri, Hamilton, Zhou e Alonso.

Volta 14/57 - Já depois de ir às boxes e com pneus duros, Sergio Pérez força o erro de George Russell - obrigando o inglês a fazer a curva mais larga e comprometer a saída - e ultrapassa o piloto da Mercedes para subir à quarta posição, no entanto, à sua frente está Alexander Albon e Fernando Alonso, que ainda não foram trocar de pneus. Refira-se que os pilotos são obrigados a fazer uma paragem por corrida.

Volta 13/57 - Mais pilotos escolhem ir às garagens com destaque para a manutenção de Max Verstappen na pista ainda com jogo de pneus macios. De resto, todos os carros estão com pneumáticos de composto duro.

Volta 11/57 - Charles Leclerc está a ter um início de corrida complicado e com bastantes erros. Agora, falhou a entrada na última curva da pista e comprometou muito a saída para a longa reta inicial do circuito. Assim, Carlos Sainz aproveitou o erro do colega de equipa para ultrapassar o monegasco.

Volta 10/57 - Lance Stroll e Guanyu Zhou são os primeiros a ir às garagens por decisão própria e saem com pneus duros. Entratanto há bandeira amarela no setor 1 da pista devido a um bloqueio enorme das rodas do carro de Logan Sargeant. No entanto, o norte-americano evitou choque com as barreiras e está já na pista.

Volta 7/57 - E agora é Sergio Pérez a ultrapassar Charles Leclerc para subir à terceira posição da prova! O mexicano aproveitou um erro do monegasco na curva 10 e utilizou sistema DRS para completar a ultrapassagem. Entretanto, mantém-se o padrão das voltas iniciais e Verstappen já ganhou mais de um segundo para Russell e leva já seis segundos de vantagem. Simplesmente incrível!

Volta 6/57 - Verstappen Já leva uma vantagem de quatro segundos e meio para o segundo lugar. O neerlandês ganha quase um segundo por volta. Importante referir que todos os pilotos em pista estão com pneus de composto macio, à exceção de Nico Hulkenberg, com duros, uma vez que jjá foi à garagem trocara a asa dianteira e encontra-se agora em último lugar.

Volta 3/57 - Mudança nos lugares no pódio! George Russell da Mercedes aproveita o DRS para ultrapassar Charles Leclerc no segundo lugar da corrida.

Nico Hulkenberg teve algumas culpas no incidente da primeira volta com Lance Stroll, a antigir o canadiano quando este estava a meio da curva 1, no entanto, Valtteri Bottas também deu um toque na parte traseira do monolugar do alemão.

Volta 2/57 - Recorde-se que há já DRS na segunda volta, mas Charles Leclerc, em segundo está já a mais de um segundo de Max Verstappen. Guanyu Zhou foi o que mais posições recuperou (4) e está já em 13.º lugar. George Russell, Sergio Pérez, Carlos Sainz, Fernando Alonso, Lando Norris, Oscar Piastri, Lewis Hamilton e Yuki Tsunoda fecham o top-10.

COMEÇA A CORRIDA DO GRANDE PRÉMIO DO BAHREIN!

Arranque sem sobressaltos na frente da corrida, mas houve toques na segunda metade do pelotão, com Lance Stroll a ficar para o último lugar. Hulkenberg diz ter dano na asa dianteira.

Os pilotos estão neste momento a fazer a volta de formação, antes do começo da corrida, para aquecer os pneus e preparar o melhor arranque possível.

A Fórmula 1 costuma atrair estrelas de outros desportos e o arranque de temporada não é exceção. Neymar, avançado do Al-Hilal de Jorge Jesus, está presente no Grande Prémio e passou já pelas garagens da Red Bull e da equipa satélite da mesma, a RB.

Os pilotos já fizeram a primeira volta de reconhecimento no circuito internacional de Sakhir e os monolugares já estão na grelha de partida para o arranque da corrida. Faltam cerca de 20 minutos para o começo da prova. O brasileiro andou pela pista, na zona de começo da mesma, e foi visto ao lado do DJ Diplo.

Entretanto, Hamilton e Leclerc trocaram já algumas palavras. Recorde-se que esta é a última temporada do britânico pela Mercedes, uma vez que vai ser colega de equipa do monegasco na Ferrari em 2025.

Os pilotos já se encontram em pista com tempo para interagir com os fãs:

Boa tarde aos nossos leitores. Começa este sábado a primeira corrida de um Grande Prémio da temporada de 2024. A prova vai ter lugar no circuito internacional de Bahrein, em Sakhir, e vão ser percorridas 57 voltas. Tal como aconteceu na época passada, Max Verstappen (Red Bull) parte da pole position com Charles Leclerc, em Ferrari, a completar a fila da frente da grelha.

Grelha de partida compelta:

A corrida vai ter início às 15h de Portugal e podemos esperar uma prova muito exigente dos pneus de cada carro. Uma vez que em Bahrein será de noite no início do evento, o vento faz com que a areia do deserto entre na pista o que dificulta a aderência ao asfalto, assim como desgasta mais rapidamente os pneumáticos.

Este é ainda o primeiro teste que revelará a ordem dos monolugares mais rápidos. A qualificação mostrou que a competição será renhida aos sábados, mas resta saber se o mesmo se verificará nas corridas principais, ou se teremos uma situação semelhante à de 2023 em que a Red Bull era dominante aos domingos.

Jogos de pneus disponíveis para cada piloto:

Recorde-se que os pneus - fornecidos pela Pirelli - de composto macio são teoricamente os mais rápidos, mas com desgaste mais pronunciado. Os médios têm como objetivo encontrar um balanço entre vida do mesmo e rapidez, ao passo que os pneumáticos duros sacrificam velocidade por durabilidade.

Estimação de tempo perdido por volta (em segundos) devido à degradação dos pneus (Fonte: Formula 1)