Portugal em 1.º com Ivan Domingues no sprint do GP de Barcelona em F3
Portugal em 1.º com Ivan Domingues no sprint do GP de Barcelona em F3 (DR)

Ivan Domingues vence sprint no GP de Espanha em F3

Piloto partiu de sexto mas liderou desde a terceira curva; primeira vitória em Fórmula 3

O piloto Ivan Domingues venceu esta manhã a Sprint Race do Grande Prémio de Espanha, em Barcelona, 5.ª prova do mundial de Fórmula 3. Esta é a primeira prova em que o jovem piloto português pontua, e assim a sua primeira vitória.

12 anos depois da última vitória portuguesa no Mundial de Fórmula 3, com António Félix da Costa, o Hino nacional tocou no circuito da Catalunha, depois de uma corrida em que o rookie de 19 anos, a largar do 6º lugar, liderou desde a terceira curva. Aí um acidente deixou Roman Bilinski, Martinius Stenshorne e Tim Tramnitz imediatamente fora da corrida, e o português na frente após intervenção do safety-car.

Ivan terminou à frente do colega de equipa na Van Amersfoort Racing, o mexicano Santiago Ramos, enquanto o búlgaro Nikola Tsolov, da Campos Racing, foi terceiro.

«Foi uma boa corrida, foi bom conseguir a minha primeira vitória este ano, ajudou-me muito, muito. Conseguimos fazer um arranque muito bom, depois, os carros da frente tiveram uma colisão, por isso aproveitei a vantagem e consegui chegar ao fim da corrida. Estou muito contente por o Santi, o meu colega de equipa, partilhar o pódio comigo, bem como o meu amigo Nikola. Estou muito feliz», referiu Ivan Domingues.

«Sempre disse que o meu sonho era ouvir o Hino Nacional e ver erguer a nossa bandeira no lugar mais alto do pódio. Partilho esta vitória com todos os portugueses, e em particular com a minha família, a minha equipa e todos aqueles que me têm acompanhado. Tenho um enorme orgulho em ser português, temos um país de gente enorme que pode e merece muito. Partilho esta vitória com todos, com muita felicidade, mas também com muita humildade, porque quero continuar a evoluir e quero mais», começa por dizer Ivan Domingues.

Portugal em 1.º com Ivan Domingues no sprint do GP de Barcelona em F3 (DR)

«Sabíamos que o início de época seria muito difícil, mas tínhamos que trabalhar e ser resilientes, para continuar a crescer, numa categoria tão competitiva. Vamos manter este foco, trabalhar e procurar sempre dignificar o escudo que carrego no capacete; se possível com outro bom resultado já na corrida de domingo», partilhou ainda.

Veja o momento:

O pódio:

(atualizado às 10h47)