O Cadillac de Filipe Albuquerque durante os treinos para as 24 Horas de Le Mans. IMAGO

Há três portugueses a sonhar nas míticas 24 Horas de Le Mans

Na pequena cidade de Le Mans está tudo pronto para receber um dos eventos mais esperados do ano, onde 62 carros do Mundial de Resistência vão lutar pela vitória e pela sobrevivência na famosa pista do norte de França, que recebe a prova pela 93.ª vez. Filipe Albuquerque, António Félix da Costa e Bernardo Sousa são os representantes lusos

Le Mans vive em festa há uma semana, ainda que o grande dia seja sábado, quando, a partir das 15 horas, o Circuit de Le Sarthe recebe os candidatos ao triunfo nas míticas 24 horas de Le Mans.

Este ano, na categoria principal (Hypercar) estará Filipe Albuquerque, um sério e assumido candidato à vitória naquela que é a sua 12.ª participação na corrida, desta vez com um Cadillac da Wayne Taylor Racing – equipa que se estreia na prova e numa etapa do Mundial de Resistência (WEC). As prestações da Cadillac nas últimas duas edições de Le Mans fazem aumentar a ambição do piloto português, que já venceu em Le Mans, na categoria LMP2.

Filipe Albuquerque em Le Mans

Albuquerque terá como companheiros de equipa Jordan Taylor e Ricky Taylor para aquela que é considerada uma das maiores e mais famosas provas de resistência, que, como o nome indica, dura 24 horas.

A corrida dura, portanto, 24 horas – ou mais uns minutos, dado que acaba no final da volta em que se atingirem as 24 horas - e começa amanhã, sábado, às 15h, mostrando-se a bandeira francesa para marcar o início. Todos os carros têm um alinhamento de três pilotos e todos têm de conduzir, mas o mesmo piloto só pode pilotar quatro horas num período de seis horas, na categoria principal.

A Tríplice Coroa do automobilismo
Composta por aqueles que são considerados os três maiores desafios do automobilismo, a Tríplice Coroa é uma conquista não oficial que apenas um piloto na história conseguiu alcançar. O antigo campeão mundial de F1, Graham Hill, foi o único piloto na história que conseguiu vencer as 500 Milhas de Indianápolis, as 24 Horas de Le Mans e o Grande Prémio de Mónaco de F1.

António Félix da Costa é outro dos pilotos portugueses que está pronto para a maratona no circuito. «Qualificação feita. Vamos largar de 7.º para as 24 horas de Le Mans. Sábado às 15h começa a maior corrida do mundo, vamos dar tudo para ganhar!», avisou o piloto que participa na categoria LMP2 (classe na qual ganhou em 2022), regressando dois anos depois. Atualmente apostado na Fórmula E, vai pilotar um Oreca 07 da AF Corse, candidata na categoria principal graças à parceria com a Ferrari. Com o português, vão estar François Perrodo e Matthieu Vaxivière.

A equipa de Félix da Costa nas 24 Horas de Le Mans 2025. Foto Facebook Félix da Costa

Existem três categorias de carros em pista a competir ao mesmo tempo: Hypercar (incluindo os LM Hypercar e LMDh, modelos híbridos e modelos não híbridos), LMP2 e LMGT3.

Os 62 carros e 186 pilotos — três por carro — já rodaram no dia de testes em Le Mans, que permite às equipas ambientarem-se ao circuito de 13,6 quilómetros.

O terceiro português a sonhar com Le Mans é o estreante Bernardo Sousa. O piloto de ralis vai estar aos comandos de um Ford Mustang GT3 da Proton Competition nos LMGT3, categoria onde marca igualmente presença Valentino Rossi, o antigo campeão de MotoGP com a BMW M Team WRT.

Com o madeirense, estarão os britânicos Ben Barker e Ben Tuck.

Sugestão de vídeo