Grande Prémio de Madrid anunciado na próxima semana
Grande Prémio de Espanha, realizado no circuito de Barcelona, pode sair do calendário da Fórmula 1 (IMAGO/HochZwei)

Grande Prémio de Madrid anunciado na próxima semana

FÓRMULA 118.01.202418:54

Detalhes finais sobre o contrato estão a ser finalizados; entrada da prova na capital espanhola pode significar retirada do GP de Espanha, em Barcelona, do calendário da Fórmula 1

Era um segredo aberto, mas várias fontes estão a avançar que a cidade de Madrid vai organizar um Grande Prémio (GP) de Fórmula 1 (F1) a partir de 2026. O anúncio oficial deverá ser feito na próxima semana, no dia 23 de janeiro. 

Segundo avança o jornal MARCA, os detalhes relativamente à entrada da pista no calendário da F1 ainda estão a ser concluídos, mas tudo indica que esteja prestes a ser finalizado um contrato de 10 anos com um impacto anual de 400 milhões de euros para a capital espanhol. No entanto, está ainda a ser discutida a data de início deste vínculo sendo as opções 2026 e 2027. 

A Associated Press avança que 2026 - temporada em que entram em vigor os novos regulamentos para construção dos monolugares - é o ano preferível e isto coloca em causa a continuidade do GP de Espanha (circuito de Barcelona), uma vez que esta prova tem contrato apenas até...2006

De acordo com a mesma agência de notícias, discutiu-se a hipótese de ter dois GP em Espanha - à semelhança do que acontece com os Estados Unidos, por exemplo, que tem três -, no entanto, essa opção terá sido descartada.

Circuito de Madrid, segundo avança o jornal espanhol MARCA (infografia de M. Gil/MARCA)

Relativamente à pista, esta deverá ser construída no centro de Madrid, o que significa que o calendário de Fórmula 1 teria mais um circuito de cidade, elevando o número para nove.