GP de Bélgica: George Russell vence corrida com brilhante estratégia
Para ganhar uma corrida não basta ter um bom carro e, este domingo, George Russell provou que a estratégia também pode ser o suficiente para subir ao degrau mais alto do pódio. O inglês mais novo da Mercedes partiu de 6.º lugar, mas com uma diferente abordagem à prova, conseguiu ganhar o Grande Prémio da Bélgica, aguentando a pressão do colega de equipa Lewis Hamilton, que terminou em 2.º a menos de um segundo. E Oscar Piastri, da McLaren, ainda apareceu oportunamente na luta, mas teve de se contentar pelo 3.º lugar.
Que corrida Russell 👏#sporttvportugal #F1nasporttv #F1 #BelgianGP #Russell #Mercedes pic.twitter.com/u8hGTVrJgQ
— sport tv (@sporttvportugal) July 28, 2024
As previsões indicavam que cada piloto precisaria de fazer duas trocas de pneus, mas Russell acreditou que chegava uma e estava certo. É a segunda vitória do inglês na temporada, mas nem por isso se esqueceu que o construtor alemão fez a dobradinha.
«É um resultado incrível!», disse na entrevista rápida no fim da corrida. «Não esperava uma vitória. Os pneus estavam ótimos, por isso continuei a dizer que podíamos fazer só uma paragem. Parabéns ao Lewis, ele fez um ótimo trabalho para controlar a prova e se as circunstâncias fossem diferentes, ganhava a corrida», reconheceu Russell, já que Hamilton ultrapassou Charles Leclerc (Ferrari) para a liderança da corrida logo na 3.ª volta e estava encaminhado para o 105.º triunfo da carreira.
Hamilton não perdeu tempo 🔥#sporttvportugal #F1nasporttv #F1 #BelgianGP #Hamilton pic.twitter.com/mo15bRN6wE
— sport tv (@sporttvportugal) July 28, 2024
Em sentido inverso, fora da luta pelo pódio, além dos Ferrari de Leclerc e de Carlos Sainz, ficou o Red Bull de Max Verstappen que, apesar de um novo motor, não teve ritmo suficiente para ambicionar mais do 5.º lugar em que terminou. Mas nem tudo foi mau para o campeão em título, porque ficou à frente de Lando Norris (McLaren), em 6.º. Assim, aumentou a vantagem para este rival no Mundial de Pilotos, tendo agora 275 pontos, mais 78 do que o inglês da McLaren.
Our top 10 at Spa 🇧🇪#F1 #BelgianGP pic.twitter.com/IvUCFtnO2Z
— Formula 1 (@F1) July 28, 2024
Já Sergio Pérez, encontrou-se numa boa posição para dar a volta a uma série de resultados menos bons nesta temporada. Contudo, apesar de partir do 2.º lugar da grelha não teve ritmo nem para vitória, nem para pódio e, pior ainda para o mexicano da Red Bull foi ter caído para o 8.º lugar, atrás de Carlos Sainz (Ferrari), em 7.º e… do colega de equipa Verstappen. Fernando Alonso conseguiu dois pontos para a Aston Martin e Esteban Ocon superou Daniel Ricciardo (RB) e Lance Stroll (Aston Martin) para arrecadar um precioso ponto para a Alpine.
Classificação geral do GP:
RACE CLASSIFICATION (LAP 44/44)
— Formula 1 (@F1) July 28, 2024
Look at the gap between the top three! 😅#F1 #BelgianGP pic.twitter.com/7DHzJf76xe
notícia atualizada às 15.56 horas