Carlos Sainz aproveita desistência de Verstappen para vencer na Austrália
Carlos Sainz vence Grande Prémio da Austrália (IMAGO/AAP)

Carlos Sainz aproveita desistência de Verstappen para vencer na Austrália

FÓRMULA 124.03.202405:51

Espanhol ultrapassou Max Verstappen na segunda volta e não voltou a largar a liderança da corrida; neerlandês e Hamilton forçados a desistir

Carlos Sainz venceu este domingo o Grande Prémio da Austrália, naquele que foi o regresso do espanhol à competição depois de ter falhado o GP da Arábia Saudita devido a uma apendicite.

O espanhol arrancou muito bem e conseguiu ultrapassar Max Verstappen, que partiu da pole position em Melbourne logo na terceira volta. O piloto da Ferrari não voltou a largar a liderança da corrida apesar das tentativas de aproximação de Charles Leclerc e Lando Norris, que ocuparam a segunda e terceira posições, respetivamente. É o primeiro 1.º/2.º da Ferrari desde o GP de Bahrein de 2022.

A corrida ficou também marcado pela desistência do tricampeão mundial logo na quarta volta da prova, devido a um problema com os travões traseiros, que chegaram mesmo a causar deflagrar de chamas na roda direita.

Verstappen não foi o único campeão mundial a sofrer problemas mecânicos, já que 11 voltas mais tarde, o motor de Lewis Hamilton perdeu potência, levando também à desistência do heptacampeão da modalidade.

E foi um dia para esquecer para a Mercedes. George Russell seguia em sétimo a perseguir Fernando Alonso, mas na última volta teve um violento acidente. Deste modo, o construtor alemão sai de Melbourne sem qualquer ponto.

Em sentido inverso, a McLaren registou o melhor fim de semana da temporada. Para além do pódio de Norris, o homem da casa, Oscar Piastri, terminou no quarto posto.

Merecedor de destaque é ainda o oitavo lugar de Yuki Tsunoda, em RB, e também para o 9.º e 10.º lugares de Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, respetivamente. Já Alexander Albon, que assumiu lugar de Logan Sargeant, ficou à beira de pontuar (11.º). Horas depois de a corrida terminar, Fernando Alonso foi penalizado com 20 segundos devido a uma manobra com Russel e caiu do sexto para o oitavo posto.

Tal como foi previsto, a mudança dos compostos que a Pirelli disponibilizou forçou uma alteração de estratégia para a corrida. Historicamente uma prova que apenas exigia uma paragem, este domingo o plano vencedor foi definido com duas paragens, começando com jogo de pneus médios e dois stints com os duros.

Carlos Sainz conquistou assim a terceira vitória da carreira, depois de triunfos no GP da Grã-Bretanha 2022 e o GP de Singapura 2023.

O resumo vídeo da prova:

As reações:

(atualizado às 9.19 horas com castigo a Alonso)