Sinner opera incrível reviravolta frente a Medvedev e conquista o Open de Austrália
Sinner conquista primeiro Grand Slam da carreira ao vencer o Open de Austrália (IMAGO/AAP)

Sinner opera incrível reviravolta frente a Medvedev e conquista o Open de Austrália

TÉNIS28.01.202412:36

Italiano recuperou de 0-2 em sets para vencer o primeiro título Grand Slam da carreira; Medvedev perde terceira final em Melbourne Park

Jannik Sinner bateu Daniil Medvedev na final do Open da Austrália, por 3-2 (3-6, 3-6, 6-4, 6-4 e 6-3), e conquistou o primeiro título Grand Slam da carreira aos 22 anos. Russo perdeu a terceira final neste major.

O russo entrou mais forte no encontro, mostrando-se muito agressivo nas trocas de bola e na resposta ao serviço do italiano. Rapidamente, o moscovita venceu o primeiro set (6-3) e no segundo esteve ainda melhor. O número três mundial quebrou novamente o serviço do transalpino e esteve a vencer por 5-1, com serviço na mão para fazer o 6-1. No entanto, cedeu quebra de serviço ao adversário e só no jogo seguinte conseguiu a vantagem de 2-0, em parciais.

Tudo parecia correr bem ao antigo número um mundial, mas como muitas vezes acontece no ténis, o encontro só acaba no último ponto. Depois de garantir esta vantagem, foi notória a quebra de rendimento de Medvedev, mostrando-se mais passivo nas trocas de bola e mais cansado. Sinner, por outro lado, conseguiu ficar mais confortável no encontro e iniciou a remontada no duelo. Na terceira partida, a 5-4, o russo, que tinha estado irrepreensível no serviço até ao momento, acusou a o momento, empurrando o embate para um quarto set.

O jogador de 22 anos ganhou confiança com a conquista desta partida, ao passo que Daniil Medvedev mostrava-se mais cansado. Sinner voltou a quebrar o serviço russo a 5-4 e levou o duelo à negra. Aqui conseguiu completar a reviravolta no marcador, num parcial de altos níveis de jogo e intensidade. O italiano ganhou vantagem a meio do set (4-2) e ao primeiro match point confirmou a reviravolta para conquistar o Open de Austrália.

JANNIK SINNER OPERA INCRÍVEL REVIRAVOLTA E VENCE DANIIL MEDVEDEV 3-6, 3-6, 6-4, 6-4 E 6-3

Quinto set de alto nível cai para o lado do italiano! Medvedev tentou de tudo, mas Sinner mostrou-se muito sólido do fundo do court e venceu assim o decisivo parcial nesta final. É o primeiro título de Grand Slam na carreira do italiano e a terceira derrota na final do major de Austrália para Daniil Medvedev.

PIRMEIRO MATCH POINT PARA JANNIK SINNER!

UI, ui! 5-3, 30-30! Jannik Sinner está a sentir a pressão do momento e faz mais um erro não forçado, desta vez de direita.

5-3, 30-15. Erro não forçado de esquerda de Sinner.

5-3, 30-0! Grande primeiro serviço de Jannik Sinner força o erro de Medvedev.

5-3, 15-0! Sinner sobe à rede devido à posição de resposta muito recuada de Medvedev. Italiano conclui facilmente o ponto.

5-3, Medvedev mantém-se vivo e força Sinner a fechar o torneio no seu serviço.

5-2, 30-15! Medvedev sobe à rede com sucesso.

5-2 para Jannik Sinner e o italiano está a um jogo de conquistar o primeiro Grand Slam!

4-2, 40-15 Mais uma INCRÍVEL troca de bolas (27) entre os jogadores, mas mais uma vez as pancadas de Sinner a fazerem mossa a Medeved que terminou o ponto ofegante.

4-2, 30-15! Dupla falta de Jannik Sinner.

4-2, 30-0! Sinner faz ás e logo a seguir volta a colocar primeiro serviço em jogo, sem resposta de Medvedev.

4-2, SINNER FAZ O BREAK POINT! Italiano consegue ganhar controlo do ponto com grande resposta no segundo serviço de Medvedev e consegue fechar facilmente o ponto com winner de direita.

3-2, 0-40! Medvedev tenta fazer o mesmo no ponto seguinte e tinha vólei fácil para vencer o ponto, mas a bola incrivelmente vai à rede. TRÊS pontos de break para o italiano.

3-2, 0-30! Medvedev tenta surpreender com serviço/ vólei, mas é imediatamente castigado por Sinner, com winner de esquerda paralela.

3-2 para Sinner! Italiano fecha o jogo de serviço com winner de direita paralela. 

2-2, 40-15! Mais uma intensa e longa troca de bolas, desta vez a cair para o lugar do italiano. Ambos os jogadores apostaram muito na troca de direções, fugindo à regra da bola cruzada, mas foi o transalpino a desequilibrar o adversário e chegar a uma confortável vantagem no seu jogo de serviço.

2-2! Medvedev também conseguiu encontrar o primeiro serviço quando mais precisava e venceu três pontos consecutivos.

2-1, 15-15! Medvedev está a lutar muito em cada ponto no seu jogo de serviço. Depois de subir à rede e terminar bem o ponto, o russo perde o ponto com esquerda demasiado longa.

2-1 Sinner! Jogo de serviço em branco para o italiano, que consegue assim conservar alguma energia.

1-1 Incrível resposta de Medvedev perante a desvantagem. O russo consegue encontrar três primeiros serviços sem resposta de Sinner.

1-0, 15-30! Nível e intensidade de jogo está muito alta e percebe-se. É o último set desta final e os jogadores estão a dar tudo e a falhar muito pouco.

1-0 para Sinner e deque maneira o italiano sai deste jogo de serviço! Depois de falhar o primeiro saque, o número quatro mundial arrisca muito no segundo, mas consegue fazer o primeiro ás neste set.

PONTO INACREDITÁVEL! 40-30 para Sinner, depois de uma intensa troca de bola com 39 pancadas.

30-30 neste jogo de serviço inicial de Sinner. O italiano está a se rmais consistente nas longas trocas de bola e está a forçar Medvedev a mudar as direções de bola. Depois de mais um braço de ferro de esquerdas cruzadas, o russo falhou a esquerda paralela, para dar ponto ao jogador transalpino.

SINNER VENCE QUARTO SET 6-4 E EMPATA FINAL 2-2! VAMOS AO QUINTO SET!

Medvedev está visivelmente mais desgastado do que nos primeiros dois sets e isto deixou Sinner ficar mais confortável no encontro. O italiano está a conseguir controlar mais frequentemente os pontos, também devido à quebra de intensidade do russo.

SET POINT para Jannik Sinner! depois de uma esquerda falhada de Medvedev. Italiano está a um ponto de levar encontro à quinta partida.

5-4, 40-40! Desta vez Sinner não falha a direita após conseguir controlo do ponto e leva jogo de serviço de Medvedev novamente às vantagens.

5-4, 40-30! Medvedev volta a sair de posição muito complicada no ponto! Sinner teve tudo na raquete para chegar ao 30-40, mas comete erro crasso.

5-4, 30-15 Ponto muito importante para Medvedev. O russo sai de posição complicada com grande resposta de Sinner. O italiano faz um ammorti menos ideal e o moscovita força imediatamente o erro do transalpino.

5-4, 15-15. Depois de vencer o primeiro ponto, uma direita de Daniil Medvedev vai longa.

5-4 para Sinner e vai forçar Medvedev a servir para não perder o quarto set. Italiano perdeu apenas um ponto neste jogo de serviço e fechou o mesmo com winner de direita.

4-4! Medvedev chegou à vantagem com combinação serviço/direita e a seguir beneficiou de erro direto de Jannik Sinner. Entramos num momeno crítico do set e da final. Sinner vai servir.

4-3, 40-40! Grande esquerda paralela de Jannik Sinner que deixa Medvedev sem resposta e mais uma vez estamos nas vantagens.

4-3, 30-30! Medvedev está mais passivo nesta fase do encontro. Depois de uma troca de esquerdas cruzadas, o russo tentou redirecionar a bola, mas esta siu milímetros fora.

4-3 Sinner! Italiano chega à vantagem com bom serviço a abrir o court, forçando uma resposta defensiva de Medvedev. Com o outro corredor do campo exposto o transalpino conclui facilmente o ponto com direita. Logo a seguir, Sinner faz o terceiro ás neste jogo e volta para a frente do marcador. 

3-3, 40-40! Ponto importantíssimo para Jannik Sinner, que anulou ponto de break de Medvedev com mais um ás, o segundo neste jogo de serviço.

Sinner consegue empatar para 3-3, 30-30! Numa batalha de esquerdas cruzadas, foi o russo o primeiro a falhar, para benefício do italiano. Logo a seguir, respondeu com ás.

3-3, 0-30! Situação muito delicada para Jannik Sinner. Depois de falhar uma esquerda cruzada, o italiano faz dupla falta e deixa Medvedev mais perto do break.

3-3! Medvedev sólido neste jogo de serviço, que terminou com ás.

3-2 para o italiano, após quinto erro não forçado de Medvedev neste set.

2-2, 40-15 Grande direita paralela de Sinner que resulta em mais um winner.

2-2, 15-15. Dupla falta de Jannik Sinner.

2-2, 0-15! Sinner na frente depois de uma troca de bolas de 27 pancadas! Italiano está novamente a procurar prolongar os pontos, sentindo que Medvedev está a acusar cansaço neste encontro.

2-2 Medvedev resolve mais um jogo de serviço complicado! 

2-1 40-40 #2 Sem qualquer margem para erro, Medvedev pressiona com mudanças de direção da bola e salva o ponto de break.

2-1, vantagem Sinner e Medvedev volta a colocar bola na rede com esquerda cruzada falhada. Italiano está por cima no encontro.

2-1, 40-40 Medvedev comete o mesmo erro e voltamos a ir a vantagens.

2-1, 40-30. Sinner não aproveita oportunidade para ter ponto de break e falha esquerda cruzada.

2-1, 15-15! Boa combinação de Sinner, que força a variação de jogo com slice de esquerda. O russo respondeu com bola cruzada, mas o italiano acelerou na resposta e fez winner de direita.

2-1 para Sinner! Medvedev fez tudo bem ao desequilibrar Sinner e forçar uma difícil direita na passada, mas o italiano respondeu com uma autêntica 'bomba'. O russo ainda devolveu a bola com esquerda paralela, mas esta saiu longa.

1-1, 30-30! Medvedev não aproveita um segundo serviço de Sinner a 148 km/h e dispara erro não forçado de direita.

1-1, 15-30! Sinner consegue afastar Medvedev para o fundo do court, mas ao tentar surpreender o russo com ammorti, viu o seu esforço ficar na rede.

1-1, 15-15! Depois de perder o primeiro ponto no jogo de serviço, Sinner responde com ás

Medvedev resolve jogo de serviço complicado e faz o 1-1 com um ás.

1-0, 40-40! Medvedev volta a não ceder sob pressão e agora os papéis inverteram-se. O russo controlou bem o ponto e também forçou o erro do italiano.

1-0, 30-40 para Sinner! Medvedev reagiu bem à pressão e fez o 30-30, mas no último ponto Sinner foi eficaz em redirecionar a bola e desequilibrar o russo, para forçar o erro do mesmo. Primeiro break point do quarto set é para o italiano.

1-0, 0-30! Medvedev não entrou da melhor forma no parcial, ao fazer dois erros não forçados para se colocar em posição perigosa neste arranque de set.

1-0, Sinner! Italiano inicia quarto set de forma tranquila, com jogo de serviço em branco.

Recomeça a partida, depois de uma pausa superior a 5 minutos que Medvedev usou para ir à casa de banho.

JANNIK SINNER RESPONDE E VENCE O TERCEIRO SET 6-4! 2-1 PARA O RUSSO EM SETS

Parcial ficou marcado por uma quebra de rendimento do russo, que não conseguiu manter a agressividade e intensidade de jogo que demonstrou nos primeiros dois sets. Assim, Sinner conseguiu começar a comandar os pontos, ao mesmo tempo que melhorou a consistência no serviço (19/28 primeiros saques)

5-4, vantagem Sinner e break point para o italiano! Itailiano está a conseguir deixar Medvedev na defensiva e foça o erro do russo para conquistar o primeiro ponto de break do set.

5-4, 40-40 e vantagens neste 10.º jogo de serviço do set! 

5-4, 30-30! No melhor ponto do encontro, com 31 pancadas, Sinner desfaz o braço de ferro com um bom ammorti, o russo devolve em dificuldades, mas o italiano falha a execução do vólei.

5-4, 0-30! Temos quarto set? Medvedev comete dois erros não forçados que podem sair caro ao russo. Sinner está a dois pontos de fazer o 2-1 em sets.

5-4 Sinner! O italiano sacode a pressão com dois serviços autoritários para colocar Medvedev a servir para não perder o set.

4-4, 40-40. Sinner joga bola ao meio pouco profunda e Medvedev aproveita para jogar uma bola apertada para a direita do italiano, que não consegue devolvê-la dentro de court.

4-40, 40-30. Depois de mais um ás - quarto no set - Jannik Sinner comete o sexto erro não forçado de direita.

4-4, 30-15 Sinner tenta surpreender Medvedev com ammorti, mas o russo respondeu na mesma moeda para conquistar o ponto.

4-4. Mais uma vez o russo a controlar o ponto neste primeiro serviço, que retira Sinner do court e, assim, o russo subiu à rede prara concluir o ponto com fácil vólei.

4-3, 30-15. Primeiro seviço de Medvedev força o erro de Sinner.

4-3, Sinner. Bom primeiro serviço do italiano acaba com erro não forçado de Medvedev.

3-3, 40-0. Em contrapartida com o que se passou no primeiro set, os primeiros serviços de Sinner estão a ser mais frequentes. O italiano já apresenta uma percentagem de 65% serviços válidos, ao passo que o moscovita apenas fez 47% destes.

3-3. A meio do terceiro set nota-se uma quebra de rendimento de ambos os jogadores, com o número de erros não forçados a subir. Sete para Sinner e oito para Medvedev.

3-2 Sinner. Medvedev voltou a subir o nível de agressividade na resposta ao serviço do italiano, que tanto sucesso lhe deu no segundo set, no entanto, agora esta abordagem resultou em três erros não forçados, para benefício de Sinner.

2-2, 40-15! Depois de Sinner forçar o erro de Medvedev no serviço, o russo castigou o segundo saque do italiano para conseguir ganhar o ponto.

2-2, 30-0. Apesar de dois erros não forçados consecutivos, Medvedev tem controlado os pontos neste jogo de serviço de Sinner, falhando apenas na última pancada do ponto.

2-2. Medvedev não facilita e força o erro de Sinner com serviço ao corpo do italiano.

2-1,15-15 Sinner muito perto de fazer o 0-30, mas direita paralela sai milímetros fora. Ainda assim o italiano está a aparecer mais confiante no fundo court.

2-1 Sinner! Italiano fecha jogo de serviço com ás - o segundo no set - e sstá a ter mais facilidades neste departamento.

1-1! Após troca de bola de 15 pancadas, Medvedev defende jogo de serviço com erro direto de esquerda paralela de Sinner.

1-0, 30-30. Medvedev desperdiça vantagem de 0-30, com dupla falta.

1-0, Jannik Sinner! Apesar da dupla falta, o italiano esteve bem no jogo de serviço, conseguindo vencer os pontos com muita ajuda desta pancada.

Começa o terceiro set, com Jannik Sinner a servir.

MEDVEDEV VENCE SEGUNDO SET 6-3 E ESTÁ A LIDERAR 2-0

O russo esteve ainda melhor neste segundo parcial, especialmente na resposta ao serviço de Jannik Sinner, nunca deixando o italiano ganhar pontos fáceis. No entanto, o moscovita ainda desperdiçou um break de vantagem a 5-2 e esteve perto de ser quebrado a 5-4 para igualar a partida.

5-3, 40-40 #2! Medvedev salva break point, com um erro de direita de Jannik Sinner.

5-3, 40-40 Dupla falta de Medvedev e vamos a vantagens!

5-3, 40-30 ! Serviço do russo a aparecer na melhor altura para forçar erro de Sinner. Primeiro set point para o moscovita.

5-3, 15-30 Medvedev escapa de um 0-30 com bom primeiro serviço.

5-3, 0-15. Sinner engana Medvedev com contrapé, forçando pancada fraca do russo e, assim, concluiu ponto com vólei fácil.

5-3, Medvedev volta a servir para fechar o set e ficar a vencer a final por 2-0.

5-2, 40-15! Russo tentou castigar segundo serviço de Sinner, mas bola vai muito fora. 

5-2, 15-0 ! Sinner começa jogo de serviço da melhor maneira, com ás. 

SINNER FAZ O BREAK E REDUZ PARA 5-2! Ao contrário do que tem acontecido durante a final, as trocas de bola no fundo do court favoreceram o italiano. Russo cometeu erro não forçado para ver o seu serviço quebrado pela primeira vez neste duelo.

5-1, 15-40! Com nada a perder, Sinner aparece mais solto nas pancadas e tem agora duas chances para quebrar o serviço do russo.

5-1, Medvedev! Russo consegue o break com outro erro não forçado de Jannik Sinner, que não está a conseguir responder ao jogo do moscovita.

4-1, 15-40 e mais dois pontos de break a favor de Daniil Medvedev! Russo não falha uma única pancada no fundo do court  termina ponto com winner de direita inside out.

4-1, 15-15! Erro não forçado de Daniil Medvedev.

Sinner vai servir e o treinador Darren Cahill diz para o jogador manter a agressividade no jogo.

4-1 para Medvedev! O moscovita está muito forte no encontro e tal como fez em todos os jogos de serviço neste set, voltou a fechar outro em branco.

3-1 para Medvedev! Sinner volta a recorrer ao ammorti em situação perigosa, mas a pancada não incomodou o russo, que concluiu o ponto facilmente na rede.

2-1, vantagem para Medvedev! Russo surpreende Sinner com direita paralela - quando o italiano esperava uma bola cruzada - e assim força o erro do transalpino, para ter sexta oportunidade de quebrar o seviço do adversário.

2-1, 40-40 Sinner é levado às vantagens mais uma vez. Depois de o italiano fazer o 40-30 com bom serviço, o transalpino volta a cometer um erro direto.

2-1, 30-30! Sinner faz a primeira dupla falta do encontro.

2-1, Medvedev! Russo mantém a pressão no italiano. Se Sinner passou 12 minutos no seu jogo de serviço, o moscovita precisou apenas de dois para fechar novo jogo de serviço em branco.

Após 12 minutos de jogo de serviço, Sinner faz o 1-1! Italiano mudou de abordagem, procurou encurtar os pontos com subidas à rede e assim conseguiu fazer o empate.

1-0, 40-40 #5 Sinner salva o quinto (!) ponto de break. Depois de mais um erro não forçado, o italiano volta a recorrer ao ammorti, para retirar Medvedev do fundo do court, onde tem estado infalível.

1-0, 40-40 #4 Sinner está a lutar muito para se manter vivo e volta a salvar ponto de break.

Medvedev FACILITA! Russo teve smash na raquete para fazer o 2-0, mas pancada sai longa e voltamos ao 1-0, 40-40.

1-0, vantagem para Medvedev e novo ponto de break! Russo consegue executar variação de jogo e termina o ponto na rede com um excelente vólei ammorti.

1-0, 40-40 Sinner reage bem à pressão! O italiano arrisca, mas consegue finalmente desequilibrar o russo e termina o ponto na rede com smash.

1-0, 30-40 e mais um ponto de break para Medvedev, com mais um erro não forçado de Sinner.

1-0, 30-30! Sinner deixa escapar vantagem de 30-0 com dois erros de direita, mas mais uma vez com muito mérito para o russo, que está a causar dificuldades imediatas ao italiano com grandes respostas ao serviço.

1-0, Medvedev. Mais um jogo de serviço em branco para o russo, com um ás pelo meio. Sinner tentou pintar as linhas laterais, mas cometeu dois erros não forçados.

MEDVEDEV VENCE O PRIMEIRO SET 6-3!

Russo esteve praticamente perfeito neste parcial inaugural. Com 19/22 primeiros serviços em jogo, não deu hipóteses ao italiano, que se mostrou mais vulnerável no serviço - apenas 15 em 28 tentativas. Nos pontos, a consistência do moscovita foi evidente, mesmo estando a ser mais agressivo do que o normal. Assim, o número três mundial conseguiu vencer o primeiro set. Vamos ver se Medvedev consegue manter este nível e se Sinner consegue elevar o nível de jogo.

5-3. vantagem Medvedev e terceiro set point! Desta vez a subida do russo à rede termina a seu favor.

5-3, 40-40 Sinner mantém-se vivo! Italiano faz o primeiro ammorti da partida e a pancada nem foi perfeita, mas chamou o russo à rede que deixou o corredor direito exposto. Sinner conclui o ponto com esquerda paralela fácil.

5-3, 15-40, dois set points para Medvedev! Num ponto semelhante ao 15-15, o russo não voltou a falhar e conquistou assim os dois primeiros set points com esquerda cruzada.

5-3, 15-15. Raro erro nesta final para Medvedev. O russo causa dificuldades ao italiano na resposta ao serviço para ganhar controlo do ponto, mas uma esquerda cruzada do moscovita sai fora de court.

5-3 Medvedev! Russo fecha jogo de serviço com ás. O número três mundial está muito forte neste aspeto. Em 22 serviços colocou 19 dentro de court (86%) e venceu 16 pontos deste modo. Sinner vai servir para se manter vivo no set.

Sinner reduz para 4-3! Medvedev mantém a intensidade na resposta e a agressividade durante os pontos, mas desta vez dois erros forçados custam caro ao russo. O italiano não cometeu qualquer erro, fez um ás e um winner de esquerda.

4-2 Medvedev! Dois ases do moscovita ajudam-no a manter o break de vantagem.

3-2, 15-15 Grande ponto entre os dois finalistas que mostra um aumento do nível de jogo! Os dois continuam a insistir em longas trocas de bola e isso parece estar a beneficiar o russo, que gosta deste tipo de jogo e encontrar assim o ritmo na partida.

3-2, Medvedev. Sinner defende o seu jogo, mas está a ter alguma dificuldade em colocar o primeiro serviço em court. Em 15 tentativas apenas seis foram válidas. No entanto, quando isto acontece, vence todos os pontos (6/6).

3-1 Medvedev! Jogo em branco para o russo e está confirmado o break.

Está feito o primeiro break do encontro, 2-1 Medvedev! Jannik Sinner ainda salvou o primeiro break point com alguma sorte - Medvedev falhou direita algo fácil -, mas no ponto seguinte a subida à rede do italiano foi castigada com passing shot do moscovita que dificultou e muito o volley adversário. O suficiente para quebrar o transalpino. Medvedev adianta-se no marcador e vai servir para aumentar a vantagem

1-1, 0-40 Sinner coloca-se em posição perigosa ao cometer três erros não forçados, no entanto, não sem mérito de Daniil Medvedev, que está a reagir bem às mudanças de direção do italiano. Aparecem os três primeiros pontos de break do embate.

1-1, Duelo empatado! Alguma sorte para o moscovita nas vantagens nulas - beneficiou com o facto de a bola bater na tela e 'pingar' para o seu lado, e ter pancada fácil de executar. Logo de seguida, consegue fazer primeiro serviço muito forte e forçar o erro do italiano.

1-0, 40-40 Russo complica com erro não forçado, o sexto do duelo, e vamos às primeiras vantagens do duelo.

1-0, 40-30. Depois de um erro não forçado do italiano, Medvedev comete dupla falta.

1-0, 30-15. Transalpino vence a primeira troca de bolas superior a nove pancadas. Medvedeve já fez dois ases.

1-0. Sinner fecha o primeiro jogo de serviço com ás.

40-15, Sinner. Medvedev está a ser mais agressivo do que habitual na resposta e está numa posição mais avançada no court.

COMEÇA O ENCONTRO

Jannik Sinner começa no serviço, Medvedev a responder

8.41 H- Sinner escolhe começar o encontro a servir.

8.38 H - Está quase a começar! Medvedev e Sinner preparam entrada na Rod Laver Arena!

Bom dia. Daniil Medvedev (3.º ranking mundial) e Jannik Sinner (4.º) jogam esta manhã (8.30 h) a final de singulares masculina do Open de Austrália. A primeira sem qualquer membro do 'big-3' - Novak Djokovic, Rafael Nadal e Roger Federer - desde 2005 

Ao contrário do que aconteceu no quadro feminino, dificilmente um destes tenistas surge como favorito, ainda que Jannik Sinner tenha apresentado melhor forma nesta prova. O italiano apenas cedeu um set em seis encontros e foi contra o número um mundial Novak Djokovic. No entanto, jogar uma final de um Grand Slam é uma novidade para o transalpino e do outro lado da rede vai encontrar um jogador que está pela terceira vez a disputar o título do Happy Slam.

Medvedev não fez nenhum torneio de preparação - tal como o rival Sinner - e para chegar até este duelo mostrou uma forma mais irregular. Em seis embates perdeu oito parciais (um deles para Nuno Borges) e, por duas vezes, teve de recuperar de uma desvantagem de 0-2. Mas a experiência está do lado do moscovita, que já foi finalista vencido em Melbourne Park, em 2021 e 2022 - perdeu com o sérvio Djokovic -, e no seu palmarés conta já com um título Grand Slam (US Open 2021), também em piso duro.

É o número três do ranking ATP que vence no confronto direto, 6-3, mas os últimos três duelos caíram para o lado do italiano. Em 2023, defrontaram-se em cinco ocasiões. O russo venceu as primeiras duas - finais do ATP 500 Roterdão e o Masters 1000 de Miami - e o atleta transalpino ganhou as seguintes três: finais do ATP 500 de Pequim e Viena, e semifinal das Nitto ATP Finals.