Rafael Nadal vai usar 'ranking' protegido em Roland Garros
Rafael Nadal com troféu de Roland Garros 2022 (IMAGO/ABACAPRESS)

Rafael Nadal vai usar 'ranking' protegido em Roland Garros

TÉNIS16.04.202418:14

Tenista espanhol aparece na lista de inscritos da prova do Grand Slam com 'ranking' protegido, sendo o 9.º pré-designado

Rafael Nadal está na lista de inscritos do Roland Garros de 2024, sendo que aparece com ranking protegido. O maiorquino ocupa atualmente o 644.º posto da hierarquia mundial, mas aparece na 9.ª posição da lista.

Este estatuto pode ser utilizado por tenistas que estiveram afastados da competição por mais de seis meses, para facilitar o regresso a competição, sendo válido para os primeiros nove torneios em que participam após o regresso de lesão. O ranking protegido é definido pela média da posição que o atleta ocupa na hierarquia mundial durante os três primeiros meses de lesão.

Desta forma, aparece na lista como 9.º, no entanto, este posto não pode ser usado para preencher as vagas de cabeça de série - 32 no caso de Grand Slams.

Há mais quatro tenistas que vão beneficiar deste estatuto: Marin Cilic, Denis Shapovalov, Kei Nishikori e Kwon Soonwoo.

Refira-se que Nadal regressou esta terça-feira à competição no ATP 500 de Barcelona, com vitória na primeira ronda da prova. É o primeiro triunfo em terra batida desde que venceu Roland Garros em 2022, pela 14.ª vez.

Nuno Borges (55.º) também marca presença na lista de inscritos, estando fora dos lugares de cabeças de série da competição. Recorde-se que o português também esta terça-feira registou boa vitória ao derrotar Stanislas Wawrinka, no ATP 250 de Bucareste.