Rafael Nadal regressa à competição com vitória em Barcelona

Rafael Nadal regressa à competição com vitória em Barcelona

TÉNIS16.04.202417:33

Maiorquino vai defrontar Alex de Minaur na segunda ronda

Rafael Nadal regressou esta terça-feira à competição com vitória na primeira ronda do ATP 500 de Barcelona.

O espanhol não competia desde janeiro de 2024 - quando foi eliminado na 3.ª ronda do ATP 250 de Brisbane por Jordan Thompson -, mas três meses e meio depois, voltou aos courts e derrotou o italiano Flavio Cobolli (62.º ranking mundial), por 2-0, com parciais de 6/2 e 6/3, num encontro que durou uma hora e 25 minutos.

Com este triunfo, o maiorquino regista o 67.º triunfo em Barcelona, prova que venceu em 12 ocasiões. É ainda a primeira vitória de Nadal em terra batida, nos últimos 681 dias, sendo que a última ocorreu quando venceu Roland Garros pela 14.ª vez, em 2022.

Na entrevista rápida que deu em court após a vitória, Nadal foi questionado sobre o facto regressar mais uma vez depois de nova ausência prolongada por lesão. «Tentei muitas vezes na minha carreira. Cada vez é mais difícil [regressar]. Especialmente quando se é mais velho, isso torna as coisas ainda mais difíceis. Estou a passar por momentos difíceis. Ao mesmo tempo, voltar ao tour durante alguns dias, treinar com os outros tenistas e depois competir um pouco, significa muito para mim. Continua a ser suficientemente agradável para eu continuar a jogar», atirou.

Na segunda ronda da prova, El Toro vai defrontar o australiano Alex de Minaur (11.º), jogador que avançou diretamente para esta fase por ser o quarto cabeça de série.

(notícia atualizada às 17.50 H)