Portugal defronta Espanha e Suíça na reta final da preparação para o Eurobasket
Seleção feminina joga esta terça e quinta-feira em Viana do Castelo frente às congéneres espanhola e suíça, em derradeiro apuro de forma para inédita participação na competição continental que arranca na próxima semana
A seleção portuguesa feminina de basquetebol defronta Espanha esta terça-feira e dois dias depois a Suíça em jogos (ambos às 19h00) de um torneio particular em Viana do Castelo, para ultimar a preparação para o Europeu, que se inicia a meio da próxima semana na República Checa.
Concentrada há quase um mês para preparar a inédita participação no Eurobasket, que decorre entre 18 e 29 de junho, a Seleção volta a competir após os jogos particulares disputados nos Balcãs, perante Eslovénia e Sérvia, em maio.
)
O selecionador nacional, Ricardo Vasconcelos, afirma que as partidas com as espanholas e suíças são oportunidades para «retificar erros» antes da estreia no Europeu, frente à campeã Bélgica, no dia 19.
«Estamos numa preparação de aproximadamente quatro semanas. Queremos ver, entre os erros cometidos nos primeiros jogos, quantos conseguimos retificar antes de entrar em competição oficial. Obviamente que as jogadoras querem ganhar os jogos, mas há muito para lá dessa ideia quando fazemos um jogo de preparação para um Europeu», após uma sessão de treino na cidade em Viana do Castelo, onde a Seleção está concentrada.
Portugal tem um teste exigente contra Espanha, finalista vencida da edição de 2023 e candidata ao título, e um mais acessível, perante a Suíça, que ocupa 49.º lugar do ranking da FIBA, a pior classificação entre as 16 seleções do Europeu.
Ricardo Vasconcelos está convencido de que a equipa das quinas está «mais oleada» do que nos duelos recentes com a Eslovénia (derrotas por 78–77 e 70–64) e a Sérvia (derrota por 76–62 e vitória por 77–86).
«Num jogo, há uma equipa muito melhor do que nós, em que temos de superar-nos em todos os segundos para jogar de igual para igual. Com a Suíça, teremos uma equipa mais igual à nossa, em que todas as posses de bola contam, não por estarmos a perder, mas por podermos estar a ganhar. Queremos testar as duas situações: ir atrás de um rival melhor do que nós e tentar dominar um rival como nós», esclarece Ricardo Vasconcelos.
Depois do Torneio Internacional de Viana do Castelo, a seleção portuguesa cumpre outro jogo particular com a Suíça na cidade minhota, no sábado, mas à porta fechada, o último antes do arranque do Europeu em Brno, enfrentando, no Grupo C, a detentora do título, Bélgica (19 de junho), a anfitriã República Checa (dia 20) e Montenegro (22).