O triplo impossível de Jokic quase do meio-campo que deu vitória aos Nuggets na buzina (vídeo)
A festa do triplo vencedor de Jokic (X/Denver Nuggets)

O triplo impossível de Jokic quase do meio-campo que deu vitória aos Nuggets na buzina (vídeo)

BASQUETEBOL05.01.202409:47

Sérvio decisivo para vitória sobre os Warriors com «cesto obrigatório»

Só podia ser ele: Nicola Jokic foi decisivo na vitória dos Denver Nuggets sobre os Golden State Warriors, com um triplo em cima da buzina; foi tão em cima que o sérvio lançou a bola praticamente do meio campo, encostado à linha. São cerca de 12 metros até ao cesto. Foi de tal forma inacreditável que deu para ver nos festejos do jogadores dos Nuggets, no desalento dos Warriors e na incredulidade dos adeptos no Chase Center em São Francisco. No final, 130-127 para os campeões em título.

Outro ângulo:

É que a 7 minutos do fim, os Nuggets perdiam por 18 pontos, tendo arrancado uma espetacular reviravolta nos últimos minutos. Antes do triplo, o próprio Jokic tinha empatado a partida, com Curry a perder a bola na jogada seguinte, permitindo ao sérvio agarrar a bola a 3 segundos do fim.

«Não tinha outra opção»

Mas muita gente acreditava. «Quando a bola saiu das mãos de Jokic, todos os assistentes técnicos atrás de mim diziam ‘vai bem, vai bem, vai entrar»,  explicou o treinador dos Nuggets, Michael Malone.

O próprio Jokic explicou: «Era a única opção, assumi o lançamento. São os mais fáceis de fazer porque não tens outra opção. Foi uma boa recuperação e esta é uma das melhores definições da nossa equipa: nunca nos rendemos.»

Mas não só no último segundo que Jokic se destacou: ficou a apenas um ressalto de mais um triplo duplo, com 34 pontos, (11 de 14 lançamentos de 2 pontos, 2 em 2 triplos e 6 de 7 lances livres), 10 assistências e 9 ressaltos. 

Steph Curry (30 pontos com 5 de 12 em triplos) foi o melhor dos Golden State Warriors.

(em atualização)