Mundial de Râguebi: Portugal em 16.º do ranking há 30 semanas
Apesar da derrota frente a Gales, Lobos mantêm o melhor lugar no ranking. Sentados no 16.º posto desde 20 de fevereiro.
Portugal mantém o 16.º lugar do ranking mundial, divulgou a World Rugby na atualização semanal da hierarquia das nações.
Apesar da derrota por 28-8 no jogo de estreia do campeonato do mundo frente ao País de Gales, os lobos preservam o lugar com que entraram no Mundial França 2023. Uma posição na qual a seleção nacional está, aliás, sentada desde o passado 20 de fevereiro (30 semanas), um dia depois de terem vencido a Roménia (38-20) no Europe Championship 2023 de râguebi. Uma marca histórica para o râguebi português ao igualarem, então, o melhor registo de sempre alcançado a 30 de maio de 2005 (durou até 14 de novembro), um ano após os lobos, debaixo da orientação de Tomás Morais, terem conquistado o título europeu.
Na atualização de hierarquias no Grupo C, a histórica vitória da Fiji diante a Austrália (a primeira desde 1954) foi recompensada com uma subida de um lugar. A seleção do Pacífico Sul ocupa agora o 8.º lugar, um degrau abaixo do País de Gales. O XV galês pulou uma casa depois da vitória frente a Portugal. Em sentido contrários, os Wallabies caem duas posições (9.º), mas não sai do top-10. A Geórgia, outro dos adversários de Portugal, permanece no 13.º posto.
O top-6, Irlanda, África do Sul, França, Nova Zelândia, Escócia e Inglaterra, subsiste intacto.