Quem é João Fonseca, o quarto central convocado por Mourinho para o clássico?
José Mourinho convocou quatro defesas centrais para a visita do Benfica a casa do FC Porto, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, agendada para quarta-feira. Nico Otamendi cumpre castigo e é carta fora do baralho para o clássico, ao contrário de António Silva, que integra a convocatória, após falhar os duelos contra Estoril e SC Braga devido a uma lesão na coxa direita.
A ausência do defesa central de 22 anos, cuja situação clínica ainda «não está perfeita» segundo Mourinho, dos treinos das águias nos últimos dias precipitou a chamada de João Fonseca. O defesa central de 19 tem sido presença assídua na preparação encarnada para o clássico e está convocado para o duelo no Estádio do Dragão, além de António Silva, Gonçalo Oliveira e Tomás Araújo.
João Fonseca, nascido a 31 de agosto de 2006, trocou o Águeda pelo Centro de Formação e Treino do Benfica m Aveiro em 2017/18, antes de rumar ao Benfica Campus na temporada seguinte, com 12 anos. Antes de atingir a maioridade, já era indiscutível no centro da defesa sub-23 dos encarnados e batia à porta da equipa B.
O internacional luso pelas camadas jovens estreou-se pelos comandados de Nélson Veríssimo a 25 de agosto de 2024, diante do Vizela, (1-0) ainda com 17 anos. Cerca de cinco meses depois, João Fonseca esteve no banco de suplentes na visita da equipa principal águias ao terreno da Juventus (2-0), a 29 de janeiro de 2025, na última jornada da fase de liga da UEFA Champions League.
Os 19 jogos disputados, ao serviço dos sub-19, sub-23 e equipa B, durante a primeira metade da época precipitaram a renovação de contrato com as águias até 2030. Fonseca admitiu o «sonho» de se estrear pela equipa principal, mas destacou a importância de «ter os pés assentes no chão» e «ir passo a passo».
Esta época, o defesa central destro foi titular em 14 das 17 jornadas disputadas pelo Benfica B, na Liga 2, destacando-se pelo conforto na primeira fase de construção e sentido posicional.