Lusitanos vencem duelo ibérico no Jamor
Os Lusitanos venceram no duelo ibérico no râguebi

Lusitanos vencem duelo ibérico no Jamor

RÂGUEBI07.09.202423:19

Triunfo por 36-18 sobre os Castilla e Leon Iberians

Os Lusitanos venceram os Castilla e Leon Iberians por 36 – 18 (17-10 ao intervalo) na jornada inaugural da 4.ª edição da Rugby Europe Super Cup. Uma vitória dourada com ponto de bónus ofensivo (5 ensaios). A franquia da Federação Portuguesa de Râguebi (FPR) alcançou a 4.ª vitória no sexto duelo ibérico desde a estreia da prova, em 2021.

No CAR Jamor, em Oeiras, perante dois XV com uma média de idades muito próxima dos 23 anos, Manuel Vareiro (19 anos) inaugurou o marcador numa penalidade (falhou somente uma conversão em 6 pontapés aos postes), mas seria o espanhol Alex Saleta (20’) a dar um final feliz ao rolo compressor dos avançados e marcar o primeiro ensaio da temporada da competição tutelada pela Rugby Europe e destinada a franquias e equipas profissionais europeias em desenvolvimento.

O eletrizante José Paiva dos Santos (25’) brindou o pouco público com o primeiro ensaio dos Lusitanos (após cross-kick de Manuel Vareiro), dando sequência neste início da época ao que tinha feito da digressão da seleção nacional à África do Sul, na janela de julho, quando fez dois toques de meta frente aos campeões mundiais. Hugo Aubry, estreante na prova e um dos novos reforços vindos de França, fez o segundo ensaio dos Lusitanos, elevando para sete pontos de vantagem (17-10) no final dos primeiros quarenta minutos.

Num segundo tempo de alta rotação, Diogo Rodrigues saltou do banco para aterrar na linha de ensaio (59’), o lobo Hugo Camacho (73’) embelezou a vitória ao marcar o quarto ensaio e Francisco Almeida (74’) selou o triunfo que arrancou elogios de Simmon Manix, selecionador nacional e treinador dos Lusitanos, em estreia na competição.

«Foi positivo e importante para a progressão como equipa, muitos jogadores novos e estreias [António Peixoto, Guilherme Costa e Luís Moreira]”, considerou Simmon Mannix. «É um projeto a longo prazo e estou contente», acrescentou em declarações no final à Rugby Europe TV, recordando que os Lusitanos terão «um trabalho árduo daqui a duas semanas», quando receberem os Black Lions, da Geórgia, vencedores totalistas da Super Cup.

«Queremos preparar os jogos de novembro e o apuramento para o mundial (fevereiro e março de 2025). Estes jogos servem para melhorar as diversas fases do jogo, marcar ensaios e apurar a preparação física», destacou por sua vez o lobo David Costa, capitão por ausência de Tomás Appleton (lesionado, não integrou os 23 convocados).

Do lado Iberians, franquia que reúne jogadores de três clubes, El Salvador, VRAC e Universidade de Burgos, colocaram na ficha técnica no segundo tempo somente uma conversão (Otamendi Cristobal) e um ensaio (Petros Mendoza). De notar, que os jogadores do VRAC viajaram nove horas de camioneta desde Valladolid, um dado destacado por Mannix e que explica a quebra espanhola nos segundos 40 minutos.