Henrique Rocha cai em Roland Garros após quase três horas
Henrique Rocha (Juan Carlos Caval/Lusa)

Henrique Rocha cai em Roland Garros após quase três horas

TÉNIS20.05.202422:30

Estreia do tenista português em Grand Slam não foi além da primeira fase do qualifying

A estreia de Henrique Rocha em torneios de Grand Slam foi curta. O português n.º 204 do ranking ATP perdeu na primeira fase do qualifying em três sets (4/6; 7/6 [5] e 6/3), frente ao moldavo Radu Albot (139.º).

Num jogo sempre muito equilibrado, o português de 20 anos ganhou o primeiro parcial, ao quebrar uma única vez o jogo de serviço do adversário.

No segundo set, que esteve interrompido durante mais de uma hora devido à chuva, cada um dos tenistas concretizou os respetivos jogos de serviço, Rocha até esteve a vencer 5/3 no tie-break, mas cedeu perante o antigo número 39 do mundo, que empatou e levou o encontro para o terceiro set.

Aí, Albot impôs um break point logo no segundo jogo do português, que teve depois a oportunidade de devolver o break para fazer o 4-4 no jogo de serviço do moldavo, mas não conseguiu. O moldavo fez o 5-4 e fechou o encontro no jogo seguinte de Henrique Rocha, que ainda anulou dois match points, mas ao terceiro cedeu e diz adeus a Roland Garros.

Com a eliminação de Francisca Jorge no setor feminino, resta apenas um português na fase de qualificação do torneio francês: Jaime Faria, que defronta o francês o francês Clement Tabur (235.º) nesta terça-feira.

No quadro principal de singulares masculinos Portugal está representado por Nuno Borges (53.º do mundo), enquanto Francisco Cabral (58) estará no de pares.