FC Porto vence SC Braga e segue em frente na Taça de Portugal
FC Porto segue em frente na Taça de Portugal

FC Porto vence SC Braga e segue em frente na Taça de Portugal

BASQUETEBOL11.12.202300:52

Dragões vencem por 86-72, em casa, com um período inicial em que se distanciaram 17 pontos dos bracarenses, permitindo-lhes gerir a vantagem nos restantes quartos

O FC Porto fez uma operação perfeita, ou quase, neste jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal. Recebeu e venceu o SC Braga, adversário da 2.ª Divisão, concentrando esforços em tão-só dez minutos, no primeiro período da partida, resolvendo desde logo a eliminatória com um parcial de 17 pontos de vantagem (32-15), para em seguida passar a um regime de descanso ativo, a pensar nos compromissos iminentes. 

O próximo é já amanhã, para a Taça Europa, frente aos espanhóis do Bilbao Basket, no Dragão Arena (20 horas), e o clássico com o Sporting, no pavilhão João Rocha, no domingo (15h).

Corolário desse empenho redobrado, a campainha do recinto azul e branco tocou ainda antes do intervalo, por todos os jogadores portistas terem feito o gosto à mão (pontuado), tradição da equipa de basquetebol do FC Porto no seu reduto, numa opção estratégica do treinador Fernando Sá.

Resolvida a contenda, os dois períodos seguintes foram de equilíbrio consentido, e até no quarto e último os dragões deixaram-se ultrapassar por quatro pontos (22-26). Tudo estava previamente calculado e resolvido, sem necessidade de dispêndio supérfluo de energia ou de risco de lesões.

Aaron Harrison (22 pontos), Cleveland Melvin (17 pontos) e Charlon Kloof (17 pontos) foram os melhores marcadores do jogo, analisado pelo técnico do FC Porto do seguinte modo: «Acima de tudo, conseguimos o nosso objetivo, que era passar para a próxima fase. Cumprimos o nosso papel, a segunda parte foi bem mais tranquila, uma boa oportunidade para construirmos algumas coisas para o futuro, mas na terça-feira [amanhã] temos aqui [Dragão Arena] um jogo contra o Bilbao, em que precisamos de apoio dos nossos sócios e adeptos».