Europeu de andebol: contas aos apurados e às... vagas olímpicas
Salvador Salvador, jogador da seleção de andebol, no jogo frente à República Checa (IMAGO/Beautiful Sports)

Europeu de andebol: contas aos apurados e às... vagas olímpicas

ANDEBOL15.01.202409:22

Há sete equipas já na Main round, quatro delas não entram na luta por vaga olímpica

Com a segunda jornada concluída, passam a ser sete as seleçoes apuradas para a Main round do Europeu de andebol.

Não fossem as surpresas e seriam já nove, mas França e Croácia adiaram a decisão para a última ronda. No grupo A, os gauleses vão disputar a vaga com a Suíça... mas a jogar frente à Alemanha, enquanto os helvéticos defrontam a Macedónia do Norte, já eliminada.

Oh là là! Dia com grandes surpresas!

De repente, o Europeu começou a animar! Depois de nos primeiros dois dias a maior surpresa ter sido a pesada derrota de Espanha com a Croácia (39-29), mais pelos números do que pelo desaire, ontem bocas abriram-se de espanto. Desde logo, no grupo B, outra vez com a Croácia como protagonista, ao empatar com a Áustria (28-28)... que agora vai disputar o apuramento com a Espanha. Supresa ainda maior foi o empate da campeã olímpica França frente à Suíça (26-26), que obriga os gauleses a vencer a anfitriã Alemanha, que apesar de já estar apurada, quererá levar dois pontos para a Main round... o que pode abrir a porta à Suíça.

Mais embrulhado está o grupo B, o único que não tem qualquer equipa apurada. Croácia (3pts), Áustria (3) e Espanha (2) vão decidir as duas vagas, num confronto direto entre estas duas últimas seleções, enquanto a Croácia joga contra a Roménia. O grupo C já tem a Hungria apurada e vai ter a Islândia e a Sérvia a lutar pelo outro lugar, com os islandeses a defrontarem o conjunto magiar, e os sérvios tendo um encontro que se antevê escaldante frente a Montenegro.

Já nesta segunda-feira vai ficar decidida a última seleção que segue para a Main round do lado de Portugal, numa disputa entre a Noruega e as Ilhas Faroé. Os noruegueses defrontam a Eslovénia, já apurada, enquanto a grande surpresa deste Europeu vai enfrentar a Polónia.

Trio de ‘lusos’ diz adeus ao Euro

À 2.ª jornada, morreu o sonho de três dos jogadores de clubes lusos que estão a disputar o Europeu. A Macedónia do Norte, com o guarda-redes portista Nikola Mitrevski e o lateral benfiquista Filip Taleski, somou a segunda derrota na competição, desta vez frente à anfitriã Alemanha (34-25) e parte para a última ronda sem possibilidade de apuramento para a Main round. O mesmo destino teve a Roménia, seleção à qual de nada valeram os dois golos de Demis Grigoras (Benfica) na derrota com a Espanha (36-24), que voltou a não ter o leão Jan Gurri nas opções. Já Stiven Valência, também das águias marcou um golo na vitória da Islândia (31-30) sobre Montenegro.

No que diz respeito ao objetivo português de alcançar uma vaga olímpica, as contas que já se podem fazer mostram que das sete equipas que estão na fase seguinte, quatro não entram nessa luta, por já terem, pelo menos, um lugar no pré-olímpico. Quer isso dizer que Eslovénia, Países Baixos e Portugal são para já as três equipas candidatas às três vagas que o Europeu atribui, podendo juntar-se a essa disputa Suíça, Croácia, Áustria, Islândia, Sérvia e Ilhas Faroé, caso se apurem para a Main round.