Champions: Benfica perde na Grécia com final dramático
Quatro dias depois de ter saído derrotado do dérbi com o Sporting no prolongamento, o Benfica voltou a perder, desta vez na Liga dos Campeões, frente ao PAOK, na Grécia (76-74). As águias lideraram o marcador durante grande parte do encontro, mas a ponta final deitou por terra a hipótese de vencer, bem como a paupérrima eficácia de lançamento de dois pontos (39%) ao longo de todo o encontro.
Com pouco público para um pavilhão que se esperava a abarrotar e a proporcionar um «ambiente duro», como perspetivara Norberto Alves, o Benfica defrontava a única equipa a quem ganhara ao fim de três jornadas e entrou com um parcial de 6-0 nos primeiros 2m20, obrigando logo o treinador do PAOK a pedir um desconto de tempo.
Mas foi o Benfica quem saiu melhor dessa pausa técnica, com Norberto Alves a surpreender com uma pressão defensiva a todo o campo que permitiu elevar o marcador para 11-1 a meio do primeiro período. Os gregos a aparentavam estar completamente perdidos, mas partiram dali para um parcial de 6-0 que encurtou distâncias.
Nesse momento, José Silva e Betinho Gomes saltaram do banco para devolver as águias ao rumo certo que fez com que terminassem os primeiros 10 minutos a ganhar 22-14.
Season-high 13pts for LB - and it's only halftime 😎#BasketballCL x @PAOKbasketball pic.twitter.com/bigqveStkT
— Basketball Champions League (@BasketballCL) November 29, 2023
O início do segundo quarto voltou a ser positivo para as águias, que sensivelmente a meio do segundo período vencia por 32-23, mas a ponta final mostrou o pior da equipa de Norberto Alves, com muitos lançamentos simples falhados debaixo do cesto, enquanto do outro lado, o conjunto helénico anotou cinco triplos nos últimos três minutos e chegou à primeira vantagem do encontro a 28 segundos do intervalo para fixar o resultado em 39-37 no descanso.
À entrada da segunda parte, o PAOK conseguiu chegar rapidamente a uma diferença de cinco pontos (44-39), mas o Benfica reagiu rapidamente para voltar à liderança no marcador com 49-44 a meio do terceiro período.
At least we know who has the 𝙝𝙞𝙜𝙝𝙚𝙨𝙩 𝘽𝙖𝙡𝙡 𝙃𝙖𝙣𝙙𝙡𝙞𝙣𝙜 𝘼𝙩𝙩𝙧𝙞𝙗𝙪𝙩𝙚 𝙍𝙖𝙩𝙞𝙣𝙜 on #BasketballCL 𝟮𝗸𝟮𝟰 🎮@PAOKbasketball pic.twitter.com/t96iKANH4D
— Basketball Champions League (@BasketballCL) November 29, 2023
A segunda metade desse período, porém, voltou a penalizar os encarnados que à entrada dos últimos 10 minutos da partida perdiam por 55-52.
Seguiu-se um jogo de nervos no último quarto, com enorme equilíbrio no marcador e vantagens alternadas entre as duas equipas, registandpo-se um empate a 71 à entrada do minuto final, quando as águias já mostravam enorme desacerto. O Benfica passou os últimos três minutos sem pontuar - exceptuando um triplo de Broussard em cima da buzina -, enquanto o adversário, apesar de ter baixado drasticamente a eficácia, anotou seis pontos que se revelaram decisivos no triunfo.
If you have to take the lead with five to play,
— Basketball Champions League (@BasketballCL) November 29, 2023
𝙙𝙤 𝙞𝙩 𝙬𝙞𝙩𝙝 𝙨𝙩𝙮𝙡𝙚 - The Gilmore Way#BasketballCL x @Just_worthy32 pic.twitter.com/4ByicAMLl7
O sinal mais óbvio do desnorte encarnado na parte decisiva do jogo foi o que aconteceu imediatamente a seguir a um time-out pedido por Norberto Alves a 24 segundos do fim, quando as águias perdiam 74-71. Após delinear a jogada que podia empatar o jogo... o Benfica gastou os cinco segundos sem conseguir fazer a reposição em jogo e perdeu a posse!
Esta derrota deixa o Benfica no último lugar do grupo, ainda que mantenha intactas as possibilidades de se apurar para a fase seguinte.