Volta ao Algarve na rota de Tadej Pogacar
Corredor esloveno quer voltar a vencer a prova que venceu em 2019 (IMAGO/Jean François Ottonello)

Volta ao Algarve na rota de Tadej Pogacar

CICLISMO08.12.202319:07

Programa anunciado pela equipa coloca o esloveno na Champions Figueira e na prova algarvia

Conhecido o percurso da Volta ao Algarve, as principais figuras do pelotão internacional  começam a definir as provas por etapas em que vão participar no início da temporada, o objetivo passa por preparar o Giro, Tour e Vuelta, a que se juntam Paris – Nice, Tirreno – Adriático e as clássicas mais importantes, Omlooop Het Nieuwsblad, Strade Bianche, Milão – San Remo Brugge – De Panne, E3 Saxo Classic, Gent – Wevelgem, Travers de Flandres, Dwars door Vlaanderen, Tour de Flandres, Paris – Roubaix, Amstel Gold Race, Fléche Wallonne, Liége-Bastogne-Liége e Eschbom-Frankfurt. 

Tal como apontava a notícia avançada por A BOLA no dia 19 de outubro, o esloveno Tadej Pogaçar (UAE Emirates), confirma a presença na Volta ao Algarve que se vai realizar entre 14 e 18 de fevereiro, prova na qual foi o vencedor em 2019 e vai ter a companhia de João Almeida, Ivo e Rui Oliveira, enquanto António Morgado deverá ser uma opção da equipa para a Volta a Andaluzia que se vai disputar nas mesmas datas. 

Segundo a assessoria de imprensa da Alpecin-Deceuninck, afirmou ao nosso jornal, a presença de Mathieu Van der Poel (campeão do mundo de fundo e de ciclocrosse) na Volta ao Algarve é praticamente um dado adquirido depois de ter sido definido o programa até ao início da Volta a França. 

Mathieu Van der Poel no Campeonato Europeu de Ciclocrosse

A reunião marcada para ontem entre o ciclista e a equipa técnica serviu para planificar a época de ciclocrosse e de estrada até ao Campeonato do Mundo em Nabor (Rep. Checa) no dia 4 de fevereiro.

Em inicio de temporada, além de Tadej Pogacar (UAE-Team Emirates), Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step), Tom Pidcock (Ineos) e Wout Van Aert (Jumbo-Visma), outras grandes figuras irão estar nas estradas algarvias.

«Estamos há quase dois meses em Benicassim a cumprir o plano de estágio com Mathieu van der Poel, que há duas semanas foi ver o percurso de algumas das etapas da Volta ao Algarve onde estivemos três dias, devido ao trânsito não conseguimos percorrer na totalidade o percurso do contrarrelógio em Albufeira. Se não existirem alterações na reunião de sexta-feira, o plano previsto de Mathieu passa pela Champions Figueira (12/02), Volta ao Algarve (14 a 18/02), Strade Bianche (04/03), Tirreno – Adriático (06 a 12/03), Volta a Flandres (31/03) e Volta à França (01 a 23/07)», afirmou a A BOLA um dos elementos da equipa técnica dos Países Baixos, que aguardava pelo percurso da Volta a Andaluzia para também ser analisado na referida reunião.

Ao que tudo indica a 50.ª Volta ao Algarve que se vai correr entre 14 e 18 de fevereiro deverá ter o melhor pelotão de sempre, com a organização a ter que tratar dos assuntos mais urgentes como a confirmação das equipas, faltando para encerrar os respetivos processos o envio do boletim de inscrições com o nome dos ciclistas e diretores desportivos o que em grande parte ainda não aconteceu.