Patrick Dancoisne, aos 65 anos é uma figura discreta, mas incontornável dos bastidores da Volta à França. Foto: IMAGO
Patrick Dancoisne, aos 65 anos é uma figura discreta, mas incontornável dos bastidores da Volta à França. (Foto: IMAGO) - Foto: IMAGO

Tour 2025: o 'apagador de pénis' da Volta à França

Todos os dias, antes do pelotão começar a pedalar, há uma outra corrida silenciosa a acontecer: a de Patrick Dancoisne contra os desenhos obscenos e as mensagens de política nas estradas da prova

É conhecido por muitos como o apagador de pénis, alcunha conquistada pelas pinceladas de tinta e por ter muita paciência. Patrick Dancoisne, aos 65 anos, é uma figura discreta, mas incontornável dos bastidores da Volta à França e é responsável por apagar desenhos obscenos e mensagens políticas nas estradas da Volta à França.

Apesar da fama inesperada - «graças a um pénis, tornei-me conhecido», diz - nem tudo é simples, pois apagar mensagens políticas pode criar tensão. «Quando se trata de apagar mensagens políticas, as tensões podem aumentar rapidamente com as pessoas que escreveram os slogans», acrescentou.

Patrick faz parte de uma equipa de 80 pessoas que garantem que tudo está impecável para as câmaras e para os espectadores. São responsáveis por montar sinalização, faixas publicitárias, estruturas de chegada. Passam os dias em movimento, dormem em autocarros e vivem em pequenas casas móveis com cozinheiros e duches.

Agora, tem fãs que lhe pedem autógrafos e tiram selfies com Patrick: «Há muita gente que me pede autógrafos e isso faz-me rir. Faz parte do jogo.»

Sugestão de vídeo