João Almeida foi segundo na edição de 2024 da Volta à Suíça, atrás do companheiro de equipa Adam Yates

Quem pára João Almeida na Volta à Suíça?

Português inicia a corrida helvética este domingo como o principal favorito à vitória, após o segundo lugar em 2024. O objetivo é o terceiro triunfo consecutivo esta temporada em competições do WorldTour por etapas... e apurar a forma para o Tour

João Almeida é o principal candidato à vitória na 88.ª edição da Volta à Suíça, que começa este domingo em Kussnacht. O português lidera a equipa UAE Emirates, em que também se inclui o seu jovem compatriota António Morgado, e tem como objetivo somar o terceiro triunfo consecutivo esta temporada, depois das conquistas das Voltas ao País Basco e à Romandia.

João Almeida venceu a Volta à Romandia

Para atingir esse objetivo, o corredor de A-dos-Francos, de 26 anos, segundo classificado na edição de 2024 da competição helvética, atrás do companheiro de equipa Adam Yates, ausente este ano, enfrentará oito etapas e um percurso montanhoso (com mais de 20.000 metros de desnível acumulado), que construirão ensaio geral para a Volta a França, que também repetirá após estreia com quarto lugar final na última temporada.

João Almeida venceu a Volta ao País Basco 2025

Num pelotão de qualidades inferior ao que este domingo concluirá o Critério do Dauphiné, os principais oponentes de João Almeida deverão ser Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale), Ben O’Connor (Jayco AlUla), Aleksandr Vlasov (Red Bull-Bora-hansgrohe), Oscar Onley (Picnic PostNL), Pello Bilbao (Bahrain-Victorious) e Matthew Riccitello e Michael Woods (Israel-Premier Tech).

João Almeida em grande forma esta temporada

O percurso da Volta à Suíça 2025 arranca com uma etapa desde logo seletiva com uma contagem de montanha de 2.ª categoria a 15 quilómetros da meta, e as quatro seguintes terão sempre a meta a culminar com uma subida, sendo a quinta, a etapa rainha, com quase 4000 metros de acumulado com duas ascensões na fase final, ainda que curtas. Ainda assim, a classificação geral só deverá ficar definida no derradeiro dia de prova, uma crono-escalada de 10,1 km.