Pedro Soares implacável: «É uma prestação medíocre»
Jorge Fonseca admite erros. Foto Di Feliciantonio Emanuele/IJF

Pedro Soares implacável: «É uma prestação medíocre»

JUDO18.06.202520:23

Selecionador nacional masculino não poupou nas criticas aos judocas portugueses depois dos resultados alcançados nos Mundiais de Budapeste

O selecionador nacional, Pedro Soares, não escondeu a desilusão depois do combate de Jorge Fonseca. «É um erro demasiado infantil, inadmissível», disse.

«Eu estava convicto de que poderia ter vencido [Dzhafar Kostoev], mas o erro é demasiado infantil para poder ser cometido numa competição destas. Não é um erro que acompanha um atleta deste nível, nem desta craveira. Digamos que se aceita pelo cansaço, mas é um erro inadmissível», insistiu a propósito da eliminação por ippon a 13 segundos do fim do bicampeão mundial.

Jorge Fonseca projetado depois de dar as costas ao adversário. Foto IJF
Jorge Fonseca projetado depois de dar as costas ao adversário. Foto IJF

«Quatro atletas e um sétimo lugar, considero a prestação medíocre, fraca. Mas são os atletas que, neste momento, compõem a equipa masculina e há que esperar que os dois atletas mais jovens cresçam, o Fernando [João] decida a sua vida e o Fonseca deixe de cometer erros», enumerou o treinador ex-judoca, que poupou dois atletas às criticas mais severas. «O Oto [Kvantidze, 7.º, -73 kg] por ser o mais jovem, ter eliminado o campeão olímpico, do mundo e da Europa [Heydarov] de uma forma brilhante e por ter o resultado mais honroso da seleção masculina, mesmo que apenas com duas vitórias, as mesmas que o João Fernando, que começou mais atrás», destacou, recordando que o sportinguista não fez qualquer estágio internacional por estar dividido entre o judo e a atividade profissional. «Eliminou um cabeça de série, atleta da casa e só sucumbiu perante um atleta muito forte.»