Paris-2024: rio Sena 'fecha' uma semana antes da cerimónia de abertura
Rio Sena (IMAGO)

Paris-2024: rio Sena 'fecha' uma semana antes da cerimónia de abertura

OLIMPISMO24.11.202316:58

Encerramento vai permitir ensaios para a celebração e instalação de gradeamento nas docas

Para preparar a cerimónia de abertura, a autarquia de Paris anunciou que vai impedir o tráfego marítimo de forma a preparar a celebração inaugural dos Jogos Olímpicos de 2024, que vai decorrer no dia 26 de julho.

Segundo a prefeitura de Île-de-France, o encerramento foi decidido «por uma questão de transparência e para permitir que os 'atores' do rio preparem-se para esta contrariedade», acrescentado ainda que estão a debater «com os diferentes sectores para encontrar soluções de modo a que estes possam prosseguir as suas atividades». 

Ainda assim, não foi definido o perímetro total a ser encerrado, de acordo com o que refere a agência de notícias francesa AFP.

A duração do 'fecho' da circulação marítima vai permitir os últimos ensaios da cerimónia, mas também tem o objetivo de instalar gradeamento nas docas, onde serão esperados cerca de 100 mil espetadores com bilhete pago, no entanto, este número sobre para 400 mil ao longo das margens do rio.

Refira-se que o braço do Sena também vai estar fechado na Aldeia Olímpica, mas neste caso durante toda a duração dos Jogos, que ocorrem entre 26 de julho a 11 de agosto.