Paris 2024: Presidente do COI promete decisão sobre participação de atletas russos
Fachada principal da câmara municipal de Paris por causa dos Jogos Olímpicos (IMAGO/Karim Ait)

Paris 2024: Presidente do COI promete decisão sobre participação de atletas russos

OLIMPISMO01.12.202314:41

Thomas Bach abordou aumento de pedidos de dupla nacionalidade por desportistas deste país na visita que fez à Aldeia Olímpica

Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), esteve hoje presente em Paris para assistir ao avanço da construção das infraestruturas dos Jogos e visitar a Aldeia Olímpica. O dirigente do COI, no entanto, abordou o facto de certos atletas russos e bielorrussos estarem a pedir dupla nacionalidade, numa forma de se desviarem da restrição imposta pelo órgão, que impede os mesmos de participarem em Paris 2024.

Bach anunciou que está planeada uma cimeira olímpica em Lausanne, na Suíça, em que «será estudada a situação geopolítica e o seu impacto no desporto», referindo-se às ações militares da nação encabeçada por Vladimir Putin na Ucrânia.

A sanção a que estes desportistas estão sujeitos deve-se ao facto de o Comité Olímpico Russo ter decidido integrar, unilateralmente, associações desportivas de regiões da Ucrânia, como Zaporijia, Donetsk, Lugansk e Kherson.

Virando o tema para o motivo da sua visita à capital francesa, o presidente do COI manifestou satisfação com o progresso da construção das infraestruturas necessárias para a realização dos Jogos em Paris.

«Não sou só eu, mas também os restantes membros do comité, estamos muito contentes, muito satisfeitos com a Aldeia e com o nível de preparação», referiu.

Na zona de St Denis, estão já construídos quase todos os edifícios que vão acolher cerca de 14 mil pessoas, facto que leva Tony Estanguet, presidente do comité organizador, a afirmar que os prazos estão a ser «perfeitamente respeitados».

Os Jogos Olímpicos de Paris vão decorrer entre 26 de julho a 11 de agosto de 2024.