Metade do pelotão abandona após cruzar-se com camião em contramão
A equipa espanhola Kern Pharma foi das últimas a anunciar o abandono, antes ainda do início da etapa de hoje. Assim, aquela que seria a quarta etapa da prova que se disputa desde os anos 70 no sul de França contou com apenas 72 corredores, metade dos 146 que integraram o pelotão no primeiro dia. Tudo por causa do dia caótico que se viveu ontem com a invasão do percurso por parte de um carro particular.
CHAUD !!!!#EDB2025 #lequipeVELO#AntenneVieux pic.twitter.com/UNoyIvIdST
— Robert Chipote (@Robert_Chipote) February 6, 2025
Nove equipas já anunciaram sua desistência desta 55.ª edição da Étoile de Bessèges, incluindo a belga Soudal Quick-Step, Decathlon Ag2r, EF Education-Easypost, Ineos Grenadiers, Lidl-Trek, Redbull Bora-Hansgrohe, Uno-x, Unibet Tietema. Vários ciclistas de outras equipas também desistiram.
Every single day at Etoile de Besseges… #EDB2025 pic.twitter.com/Qo5iXf6WfF
— Lukáš Ronald Lukács (@lucasaganronald) February 7, 2025
Os protesto fizeram ouvir-se e levaram mesmo a posições drásticas, pois esta foi a segunda vez que aconteceu, depois de na segunda etapa, já perto da meta, um camião entrar em contra-mão de frente para o pelotão, de forma claramente acidental, mas que não impediu várias quedas e o abandono do favorito belga Maxim van Gils.
Our team is one of the several that have decided to retire from today’s #EDB25 stage due to several incidents over motor vehicles being allowed onto the race course.
— Soudal Quick-Step Pro Cycling Team (@soudalquickstep) February 7, 2025
We find this unacceptable and decided not to rejoin the stage as we prioritise the safety of our rides and staff.
❌ El Equipo Kern Pharma ha decidido no tomar la salida hoy en Étoile de Bessèges #EDB2025
— Equipo Kern Pharma (@EqKernPharma) February 8, 2025
Debido a los incidentes de los dos últimos días y ante la ausencia de completas garantías de seguridad, priorizamos cuidar la salud de nuestros ciclistas y staff técnico con esta decisión pic.twitter.com/oJ7I4QSr4m
Hoje, com 30 minutos de corrida, ao contornar uma rotunda, o pelotão encontrou novamente um carro em contramão. Após o protesto dos ciclistas, a organização neutralizou 30 minutos de prova, contudo a Soudal-Quick Step anunciou que não participaria mais porque a «segurança dos seus corredores está em primeiro lugar».