Jorge Fonseca 5.º no Grand Slam de Baku
Judoca do Sporting não conseguiu repetir o bronze do Grand Priz de Zagreb após sete minutos de combate pelo último degrau do pódio
Jorge Fonseca (-100 kg) terminou, este domingo, o Grand Slam de Baku no 5.º lugar, ao perder, por imobilização, o combate pela medalha de bronze frente ao francês Aurelian Diesse (58.º do ranking) após 3 minutos de prolongamento.
Uma luta em que o olímpico do Sporting (14.ª), que ainda no passado mês voltara a subir ao pódio no Circuito Mundial ao terminar em 3.º o Grand Prix de Zagreb, foi sempre mais ofensivo e aquele que esteve, sucessivamente, próximo de pontuar, mas onde o árbitro teve muita dificuldade em castigar o gaulês por passividade, pois, a dado momento, mais um shido implicaria a eliminação.
No entanto, Jorge, já desgastado pelo prolongar do combate e estar a atacar, teve um instante que lhe saiu caro. Depois de ter sido projetado, mas caindo de frente, teve a preocupação de uma a mão direita para apontar que o casaco do judogi que era puxado por Aurelian estava sobre o seu queixo e ficando de joelhos.
Isto num momento em que Diesse, que anteriormente lutava nos -90 kg e nunca antes havia defrontado Fonseca, aproveitou para atacar e, no chão, virar o ex-bicampeão mundial de forma a imobiliza-lo. Sem forças e sabendo que seria quase impossível sair daquela posição, o luso nem tentou sair e submeteu-se antes de terminar o tempo.
A cadeira de treinador esteve ocupada pelo selecionador feminino Marco Morais em virtude de Pedro Soares estar impossibilitado de a ocupar por ter sido expulso, por estar a dar orientações durante a luta, na parte final do combate de repescagem em que Jorge Fonseca superou o alemão George Udsilauri (33.º), de 20 anos graças a um wazari – primeiro foi indicado como sendo ippon – logo aos 6s.
Seleção Nacional
Masculinos
-81 kg João Fernando 7.º classificado (4 v-2 d)
-100 kg Jorge Fonseca 5.º classificado (3 v-2 d)
Femininos
-52 kg Joana Diogo não classificada (0 v-1 d)
-52 kg Maria Siderot não classificada (0 v-1 d)
-57 kg Telma Monteiro 7.ª classificada (2 v-2 d)
-63 kg Bárbara Timo 5.ª classificada (3 v-2 d)
+78 kg Rochele Nunes 2.ª classificada (3 v-1 d)
Selecionadores: Pedro Soares e Marco Morais