João Almeida e mais três líderes da UAE Emirates na Vuelta

João Almeida e mais três líderes da UAE Emirates na Vuelta

CICLISMO20.12.202321:23

Ciclista português só não deverá estar no Giro, mas depois será elemento importante da equipa para a Volta a França e a Espanha

A UAE Emirates já planeou os oito corredores para a Volta a Itália e a Volta a França. Apesar de ser bastante cedo, a equipa também elegeu os líderes para a Volta a Espanha, cujo percurso foi anunciado na terça-feira. Quatro ciclistas têm prevista a presença, incluindo João Almeida, como a GoRide noticiou.

«Talvez tenha espaço e liberdade na Vuelta, isso seria bom», disse Adam Yates ao Wielerflits na conferência de imprensa da UAE Emirates em Espanha. «Mas, claro, isso depende do meu nível de forma e da como sair do Tour. E depois temos os Jogos Olímpicos. O percurso não é feito à medida para mim, mas é uma experiência interessante. Toda a gente quer ir aos Jogos», afirmou Yates.

O corredor britânico teve este ano uma época fantástica, a sua melhor, com o terceiro lugar na Volta a França como ponto alto, atrás do companheiro de equipa Tadej Pogacar. Os dois vão correr ao lado de Juan Ayuso e João Almeida na superequipa que a UAE Emirates anunciou para a edição de 2024 do Tour, e para já, tanto Yates como João Almeida, vão manter a forma depois da Grande Boucle.

O britânico e o português irão depois à Vuelta, onde também estará o australiano Jay Vine, que vai fazer a dobradinha Giro-Vuelta, tal como o francês Pavel Sivakov, que, ao que tudo indica, correrá a Volta a França, mas como gregário para os vários líderes na equipa que estarão à partida.

«Vou fazer a dupla Giro-Vuelta novamente», adiantou Jay Vine. «No ano passado não disputei nenhuma corrida importante antes do Giro, fui direto para Itália depois de uma lesão e por isso pretendo competir antes dessa corrida no próximo ano», referiu o australiano.

Por seu turno, Pavel Sivakov, recém-chegado à UAE Emirates proveniente da INEOS Grenadiers, aponta a altos voos apesar da concorrência interna. «Ganhar a Paris-Nice, a Volta à Catalunha ou à Romandia já seria um ótimo começo para entrar nesta liga de grandes corredores. Vencer uma grande volta seria a concretização do sonho maior. Quero acreditar nisso».

O russo de nascença mas naturalizado francês crê que descobriu o quase que o tem separado de grandes vitórias. «Os 10 por cento que me faltam, penso que são principalmente mentais. Preciso de ter mais confiança nas minhas capacidades», conclui Sivakov.

Equipa (provisória) para o Giro 2024 (4 a 26 de maio): Tadej Pogacar, Rui Oliveira, Jay Vine, Mikkel Bjerg, Felix Grosschartner, Rafal Majka, Juan Sebastian Molano, Domen Novak.

Equipa (provisória) para o Tour 2024 (29 de junho a 21 de julho): Tadej Pogacar, João Almeida, Juan Ayuso, Adam Yates, Nils Politt, Marc Soler, Pavel Sivakov, Tim Wellens.

Equipa (provisória) para o Vuelta 2024 (17 a 8 de setembro): João Almeida, Adam Yates, Jay Vine, Pavel Sivakov.