Iúri Leitão campeão europeu na prova por pontos de pista

Iúri Leitão campeão europeu na prova por pontos de pista

CICLISMO13.02.202518:38

Corredor português, medalhado de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, dominou a prova nos Campeonatos que decorrem na Bélgica

Iúri Leitão sagrou-se campeão da Europa de corrida por pontos, após ter dominado a prova nos Campeonatos de Pista que decorrem em Heusden-Zolder, na Bélgica, somando a terceira medalha para a Seleção em dois dias de competição.

O dia até não começou bem para o corredor português, ao não conseguir a qualificação para a final do quilómetro na estreia lusa na disciplina em Europeus, mas o desaire terá sido incentivador para o evento por pontos, ao fim da tarde.

E que melhor estímulo! Logo às primeiras voltas ao velódromo percebeu-se que Iúri Leitão corria, praticamente voava, para o ouro. O pistard português arrancou ao ataque, e irresistível, venceu os cinco primeiros sprints e recolheu os primeiros 20 pontos, antes de se lançar para a primeira das cinco voltas em que dobrou o pelotão.

O campeão olímpico de madison em dupla com o compatriota Rui Oliveira nos Jogos de Paris-2024, impôs-se em oito dos 12 sprints durante a corrida e só não pontuou num deles, valendo um total de 157 pontos, dos quais 100 foram atribuídos por voltas de avanço conquistadas ao pelotão, e os restantes pelos sprints. A refletir essa superioridade, o segundo classificado e medalha de prata, o neerlandês Yanne Dorenbos, averbou apenas 114, e o belga Jasper de Buyst, medalhado de bronze, tão-só 106.

Iúri Leitão esteve avassalador na corrida por pontos

Exibição memorável e um registo histórico, novo recorde na prova em Campeonatos da Europa, melhorando a marca de 135 pontos do francês Benjamin Thomas em 2022. De resto, foi outro francês, Clement Petit, o único que interrompeu, ainda que fugazmente, a liderança e o domínio do Leitão Voador (Flying Little Pig), alcunha com que Iúri é conhecido no mundo do ciclismo.

Um título inédito para Portugal e o quarto título europeu para Iúri Leitão. Campeão olímpico de madison e vicecampeão, também olímpico, de omnium (ambos em Paris-2024), o português que compete em estrada na equipa espanhola Caja Rural RGA Seguros – ProTeam, da segunda divisão do ciclismo mundial -, também é tricampeão europeu de scratch (2020, 2022 e 2024) e mundial de omnium (2023), e conquistou a medalha de prata europeia de pontos (2021), além de outros pódios europeus e mundiais em eliminação, omnium e madison. No total, quatro de ouro, duas de prata e duas de bronze em Europeus de pista.

Mais um título internacional para Iúri Leitão e para Portugal no ciclismo

«Foi uma corrida mais rápida do que eu esperava. Não tinha planeado ir ao sprint tão cedo, mas surgiu a oportunidade e tive de aproveitar. Ganhei uma boa vantagem na fase inicial e tentei mantê-la durante toda a corrida», declarou, sorridente, o novo campeão europeu. «Foi difícil, mas consegui e estou muito feliz por ser campeão europeu mais uma vez. Vestir esta camisola é sempre especial e ser o melhor da Europa nesta disciplina é uma grande honra», enfatizou Iúri Leitão.

O selecionador nacional de ciclismo de pista, Gabriel Mendes, afirmou-se orgulhoso do título europeu do seu... campeão olímpico. «Os pontos são uma disciplina muito exigente e tínhamos noção que tínhamos de ter algum cuidado e abordámos a corrida fazendo valer os nossos pontos fortes», começou por dizer o técnico, após a corrida vitoriosa de Iúri Leitão.

«O Iúri entrou muito bem e fez uma corrida fantástica. Pontuou em praticamente todos os sprints, o que é dificílimo, além das voltas de dobragem, e provou que era o corredor mais forte em pista», elogiou. «Isto é fruto de um trabalho árduo, muito empenho e dedicação, de que resulta o título de campeão da Europa, que me deixa muito orgulhoso», frisou Gabriel Mendes.