Frederico Morais despromovido
Frederico Morais em ação (IMAGO)

Frederico Morais despromovido

SURF16.04.202409:43

Frederico Morais terminou em 17.º em Margaret River Pro. Ficou abaixo do top-22 e volta a cair no Challenger Series, circuito de requalificação para o CT.

Frederico Morais foi afastado por Jordi Smith na ronda 3 do Margaret River Pro, na Austrália, última etapa antes do corte do meio da temporada do Championship Tour (CT) e está fora da lista de 22 surfistas que prosseguem na luta pelo título mundial. Conclui as cinco etapas no 29.º lugar do ranking, a sete da continuidade no circuito mundial.

Seis meses depois de se ter qualificado para o circuito de elite da WSL, Kikas, 32 anos, volta a ser regelado, pela segunda vez na carreira, para o Challenger Series (CS), circuito secundário da Liga Mundial de Surf (World Surf League), a partir do qual, tentará, já a partir de final do mês, igualmente na Austrália, requalificar-se para o Circuito Mundial de Surf.

No oeste australiano, Frederico Morais necessitava de, pelo menos, chegar aos quartos de final da etapa para acalentar esperanças de assegurar uma das 12 vagas ainda em aberto no top-22.

Na fase man-to-man, Kikas (12,83 pontos) foi afastado pelo sul-africano Jordy Smith (13,30 pts), 9.º do ranking e já apurado para a segunda fase da temporada.

Terminou em 17.º lugar na Austrália e amealhou 1330 pontos, perfazendo 7,310, no total. O quarto surfista mais velho no tour, atrás de Miguel Pupo (32), Jordy Smith (36) e Kelly Slater (52) e único português que disputou o CT, concluiu quatro etapas (descarta uma para efeitos de contabilidade) no 17.º posto e uma em 9.º, em Sunset, no Havai, na segunda paragem do circuito.