Francisca Veselko recebe Wildcard e vai competir no Open J-Bay (JORGE MATRENO ANS)

Francisca Veselko recebe convite para a elite

A surfista portuguesa vai competir no Open J-Bay, na África do Sul, do circuito mundial

Francisca Veselko vai competir frente às melhores surfistas do mundo no Open J-Bay na África do Sul em 2025, entre 11 e 20 deste mês. A surfista portuguesa, líder do circuito de qualificação (Challenger Series), recebeu um dos dois wildcards para a décima etapa da temporada regular do circuito mundial da World Surf League.

Kika Veselko mostrou-se radiante pela escolha e disse-se entusiasmada para surfar numa das melhores direitas do mundo: «Estou superansiosa por surfar numa das melhores direitas do Mundo. Desde pequena que vejo o Championship Tour e esta é uma das minhas etapas favoritas de ver. Sempre me imaginei a surfar esta etapa e estou muito contente por ter esta oportunidade de surfar direitas perfeitas de frontside. Penso que é uma onda que se encaixa bem no meu surf», referiu.

A surfista de 22 anos venceu a etapa de estreia do circuito Challenger Series 2025 (Austrália) e ficou em 5.º lugar no Ballito Pro, um resultado que manteve Kika na liderança do ranking feminino do circuito Challenger Series, equivalente à segunda divisão do surf mundial e onde se definem as vagas de acesso ao circuito mundial do ano que vem.

A atleta natural de Carcavelos está inserida no quadro de heats da prova Sul-Africana (heat 3) e vai medir forças com a atual vice-líder do ranking mundial feminino, Gabriela Bryan, e com Tyler Wright, antiga bicampeã mundial de surf.

Kika já tinha enfrentado a elite mundial do surf feminino em Peniche, no ano de 2023, e, nessa experiência, acabou por ser eliminada nas repescagens nas ondas de Supertubos, frente às norte-americanas Caitlin Simmers e Lakey Peterson.

Sugestão de vídeo