Festa brasileira em Peniche
João Chianca foi o vencedor do Meo Rip Curl Pro Portugal, 3.ª etapa do circuito de elite da Liga Mundial de Surf (WSL) ao vencer na final o australiano Jack Robinson, líder do Championship Tour (CT).
Natural de Florianópolis (e de Saquarema, paragem brasileira do CT), depois de três meias-finais, Chumbinho trinfou na primeira final da carreira na divisão maior do surf mundial num dia longo épico de surf em que os finalistas entraram na água quatro vezes e cumpriram-se 22 baterias no total da competição masculina e feminina, nas quais a organização usou e abusou do sistema de overlaping (sobreposição de baterias).
Numa final de tubos, Chianca totalizou um score acumulado de 17,57 (8,50+9,07) contra 15,14 (6,17+8,97) do australiano. Perante uma plateia brasileira em festa, João Chianca, número 2 do ranking mundial celebrou com a bandeira brasileira nas costas. E, no fim, recebeu um abraço de Marcelo Rebelo de Sousa. O Presidente da República fez questão de pisar a areia para cumprimentar o brasileiro.
#MEORipCurlProPortugal Men's FINAL Results:
— World Surf League (@wsl) March 14, 2023
???? @joao_chumbinho - 17.57 ??
???? @JackRobinson215 - 15.14 @MEOpt @ripcurl @corona @visitportugal pic.twitter.com/qZ9NfdDD47