Etapa e geral para Matej Mohoric na Croácia

Etapa e geral para Matej Mohoric na Croácia

CICLISMO29.09.202322:18

Montanha voltou a deixar marcas em Iuri Leitão que viveu um dia complicado

A 4.ª etapa da Volta à Croácia, considerada a etapa rainha dado o grau de dificuldade, com quatro contagens de montanha e percorrida entre KRK e Labin na extensão 191 km, provocou uma revolução na classificação geral. 

A fuga de Mirko Maestro (Eolo) e Jonas Abrahamsen (Uno-X) constituiu o ponto de referência para o pelotão que devido às ingremes subidas foi perdendo inúmeras unidades. Um grupo formado por 12 ciclistas ganhou algum espaço na fase final, com o esloveno Matej Mohoric (Bahrain) a ser o mais rápido no sprint para a meta, carimbando a sexta vitória da temporada, seguido de Magnus Sheffield  (Ineos), Orluís Aular (Caja Rural), Ethan Hayter (Ineos), Roger Adriá (Kern) e Matthew Dinham (dsm-firmenich). 

Com a bonificação de 6s devido ao segundo lugar na meta, o americano Magnus Sheffield (Ineos), conquistou a camisola amarela com a diferença de 1s para o venezuelano Orluís Aular (Caja Rural) e 5s para o britânico Ethan Hayter (Ineos).

O dinamarquês Tobias Andresen (dsm-firmenich) não teve pernas nem equipa para se defender nas subidas e disse adeus à camisola amarela, descendo 46 lugares na geral, perdendo assim todas as opções de lutar pelo pódio. 

Repetindo o que aconteceu no dia anterior no primeiro teste em montanha, o português Iuri Leitão (Caja Rural) voltou a sentir dificuldades. As montanhas são demasiado elevadas par um ciclista especialista na pista, descolou na subida de Africi (1.ª cat.), a  65 km da meta, ficou integrado num dos grupetos que se formaram, cortou a meta com mais 16,36 m que o vencedor e desceu para a 68.ª posição na geral. 

Sábado corre-se a penúltima etapa entre Crikvenica e Ozali, na distância de 189 km, com uma contagem de montanha de 1.ª cat. que surge aos 5,5 km, com o restante percurso plano para velocistas. 

A corrida croata termina domingo, etapa Samobor-Zagreb com 157,5 km, num percurso para velocistas, com Iuri Leitão a dispor nos últimos dois dias a possibilidade de chegar de novo às vitórias, como aconteceu na 2.ª etapa.