Assembleia Plenária deliberou data do sufrágio para a presidência do COP, a que são candidatos assumidos José Manuel Araújo, Jorge Vieira, Laurentino Dias e Alexandre Mestre
As eleições dos órgãos sociais do Comité Olímpico de Portugal (COP) para o mandato 2025-2029 vão realizar-se em 19 de março de 2025, deliberou a Assembleia Plenária (AP) do organismo, esta terça-feira, em Lisboa.
A AP aprovou ainda a Comissão Eleitoral composta por Vasco Lynce, Ana Vargas e João Mariz Fernandes, os três nomes propostos pela Comissão Executiva do COP, que escolherão entre si quem será o presidente.
De acordo com o Regulamento Eleitoral do organismo, cabe à «Comissão Eleitoral a organização, monitorização e condução de todo o processo eleitoral do COP, nas suas várias fases, desde a organização do processo e receção de candidaturas até à divulgação dos resultados finais».
Às eleições de 19 de março são candidatos anunciados José Manuel Araújo, atual secretário-geral da entidade, o ex-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo Jorge Vieira, e os antigos secretários de Estado do Desporto Laurentino Dias e Alexandre Mestre.
Ainda segundo o Regulamento Eleitoral, «os documentos necessários à formalização de candidaturas serão disponibilizados pela Comissão Eleitoral, pelo menos, 45 dias antes do ato eleitoral» e a apresentação de candidaturas «deve ser feita até ao 20.º dia anterior à data designada para o ato eleitoral».
Cada uma das candidaturas tem de ser subscrita por «pelo menos um quarto das federações desportivas cujas modalidades figurem no programa dos Jogos Olímpicos» – serão 34 a partir de 1 de janeiro de 2025.
É o mínimo exigido pelo Regulamento Eleitoral e a apresentação da candidatura terá de ser oficializada até ao 20.º dia anterior a 19 de março de 2025 e os organismos subscritores, que serão 34, têm de ter modalidades nos Jogos de Los Angeles 2028, mas não ficou decidido se cada federação pode subscrever mais do que uma candidatura.
Artur Lopes assumiu a presidência do COP após a morte de José Manuel Constantino, que liderou o organismo entre março de 2013 e 11 de agosto, quando faleceu vítima de doença prolongada, durante a cerimónia de encerramento de Paris-2024.
A AP aprovou ainda por unanimidade o Relatório da Missão aos Jogos Olímpicos Paris-2024, assim como o Plano de Atividades e Orçamento do COP para 2025.