Ciclismo de pista: Tata Martins e Rui Oliveira ficam perto das medalhas
Tata Martins repetiu o 5.º lugar dos últimos Europeus (FP Ciclismo)

Ciclismo de pista: Tata Martins e Rui Oliveira ficam perto das medalhas

CICLISMO13.01.202423:21

Dois quintos lugares na participação lusa nos Europeus, na perseguição e no no omnium, respetivamente

Um dia depois de mais uma medalha de ouro para Iúri Leitão – e vão três para o também campeão do mundo – Portugal ficou perto de conquistar mais dois pódios nos Europeus de ciclismo de pista que decorrem em Apeldoorn, nos Países Baixos, mas tanto Maria ‘Tata’ Martins como Rui Oliveira tiveram de se contentar com o 5.º lugar.

Na prova de perseguição, a ciclista de 24 anos aguentou bem vários ataques das adversárias, evitou a eliminação à justa por duas vezes quando restavam menos de 10 rivais em pista e assegurou a presença no top-5, repetindo o resultado da última edição. A belga Lotte Kopecky, campeã do Mundo, arrecadou o ouro de forma arrebatadora, minutos depois de também ter vencido o ouro na corrida por pontos. A alemã Lea Lin Teutenberg foi a 2.ª classificada, e a britânica Jessica Roberts, 3.ª.

Já Rui Oliveira foi também 5.º , desta feita no concurso de omnium. Depois de ter iniciado a competição com  o nono lugar em scratch e o 12.º na corrida por tempo, o ciclista de Vila Nova de Gaia cresceu nas provas seguintes e alcançou o segundo lugar na eliminação, entrando na corrida por pontos como oitavo classificado.

Nessa derradeira prova, composta por 100 voltas, num total de 25 quilómetros, Rui Oliveira voltou a atacar, conseguiu ganhar uma volta ao pelotão e pontuar em três sprints, o que lhe permitiu subir três lugares na classificação final. O ciclista da UAE-Emirates terminou com 110 pontos, numa prova que foi ganha pelo britânico Ethan Hayter, com 121, os mesmos que Niklas Larsen, dinamarquês que levou a medalha de prata. Em 3.º lugar ficou o belga Fábio van den Bossche.

Daniela Campos também esteve em ação e ficou no 14.º lugar na prova por pontos. Diogo Narciso encerra a participação lusa hoje também na prova por pontos.