«Xabi Alonso? No Real Madrid já o vias a falar com a defesa e o ataque»
Xabi Alonso, treinador do Leverkusen (IMAGO / Sven Simon)

«Xabi Alonso? No Real Madrid já o vias a falar com a defesa e o ataque»

INTERNACIONAL24.05.202408:54

Van Nistelrooy lamenta ainda que Kroos tenha decidido pendurar as chuteiras depois do Euro-2024

Ruud van Nistelrooy, antigo internacional neerlandês e atual treinador, cruzou-se com Xabi Alonso, que tem estado em destaque como técnico no Bayer Leverkusen, no Real Madrid, na época 2009/2010.

Xabi Alonso (Real Madrid) e Van Nistelrooy (Málaga). Foto IMAGO / Alterphotos

«Coincidi com o Xabi Alonso meio ano. É uma pessoa tranquila, inteligente. Como treinador pensa o futebol como um futebolista. Era um líder dentro de campo e teve impacto quando chegou ao Real Madrid. Já o vias a falar com a defesa, ataque. Pensar em algo como o que está a fazer agora era impossível. Ninguém pensava nisso. Mas é algo muito bonito o que está a fazer», começou por apontar, em entrevista à Marca.

O ex-jogador lamentou a decisão de Kroos em colocar um ponto final na carreira após o Euro-2024.

«Para mim é impossível, não pode ser… Mas bom, o Real Madrid vai construir uma grande equipa, porque agora vem o Mbappé. É jovem, mas tem experiência. E recuperam o Courtois, o Militão… O potencial dos jogadores e essas idades… Mas é importante também a mistura que estavam a fazer com jogadores como Kroos e Modric. O Real Madrid tem para mim sete jogadores que são os melhores do mundo na sua posição, mas não nos devemos esquecer da experiência do Modric», afirmou.

Questionado sobre se a pressão é diferente nos merengues: «O caráter é muito importante. Mentalmente tens de ser muito forte para jogares bem e estar a um nível de topo. Há muita pressão. O Bernabéu pede-te que estejas a top todo o ano, a lutar por tudo. Os jogadores têm de ser mentalmente muito fortes.»

Van Nistelrooy elogiou ainda a época de Isco.

«Vi a qualidade que tinha quando era jovem. Estava sempre a falar do Barcelona e eu disse-lhe que não. ‘Vais jogar no Real Madrid e ganhar a Liga dos Campeões’. É muito engraçado falar com ele sobre este momento», atirou.