Villas-Boas revela conversa que mudou a carreira de Gareth Bale
Gareth Bale explodiu no Tottenham em 2011/12 sob comando técnico de André Villas-Boas. Durante uma participação no podcast Men In Blazers, o atual presidente do FC Porto recordou essa temporada e confidenciou uma conversa que entre ambos que levou à mudança de posição do galês.
«Na realidade, essa é uma história engraçada. Um dia, o Gareth entrou no meu gabinete e disse-me que não estava feliz com o seu futebol, que não estava feliz em campo. Perguntei-lhe como é que isso era possível, visto que ele era um jogador extraordinário. Ele disse-me que gostaria de jogar em posições de ataque, em 4x4x2. Respondi que iríamos experimentar num jogo e ver como corria», começou por contar.
Seria difícil correr melhor. Bale marcou 26 golos e fez 11 assistências em 44 jogos, foi eleito o melhor jogador da Premier League pela Associação dos Futebolistas Profissionais e transferiu-se para o Real Madrid por um valor a rondar os 100 milhões de euros.
«Tornou-se avançado no Tottenham num sistema de 4X4X2 com o Adebayor. O Adebayor marcou menos golos, mas o Gareth fez 26 e foi excelente. Às vezes tens de dar ferramentas e liberdade para que os jogadores se expressem em campo. Podia vender a ideia de que fiz treinos específicos com ele, mas não. O Gareth era fenomenal, foi eleito o melhor jogador e gostava dessa liberdade. Tínhamos esse tipo de conexão humana. Esse liberdade que tinha permitiu-o desfrutar», acrescentou.
Em Madrid, o extremo fez parte de um período dourado da histórica dos merengues, tendo conquistado cinco Champions, duas Supertaças Europeias e três Mundiais de Clubes. Ainda voltou aos Spurs, por empréstimo do Real Madrid, em 2020/21, e teve uma curta experiência nos Estados Unidos (Los Angeles FC) antes de terminar a carreira em 2022, com apenas 32 anos,
ANDRE VILLAS-BOAS talks to Rog about what he did to help GARETH BALE have a breakout 2012-13 season while managing the Welsh star at Tottenham ⚪️🚀
— Men in Blazers (@MenInBlazers) June 14, 2025
🗣️ "He enjoyed that freedom. We had that kind of human connectivity."
✨ @FCPorto @newbalance ✨ pic.twitter.com/KfR1TeyJ0n