Nélson Oliveira renovou com o V. Guimarães, até junho de 2026, em março passado. Imagem: Hugo Delgado/Lusa

V. Guimarães: sem pontas de lança na lista

O eixo do ataque deve escapar à reestruturação do plantel prevista por parte dos conquistadores; quatro jogadores atuais serão os que vão atacar a nova temporada, sob o comando de Luís Pinto; Gustavo Silva também pode ser utilizado nesse lugar, tal como na temporada transata

O Vitória de Guimarães não tem, para já, qualquer intenção de ir ao mercado em busca de um avançado centro, pois os quatro que compõem o plantel serão os que estarão à disposição de Luís Pinto, novo treinador dos conquistadores, para a temporada 2025/26. Assim sendo, Nélson Oliveira, Jesús Ramírez, Dieu Michel e José Bica são os jogadores que vão lutar por um lugar no onze, na posição de ponta de lança. A estes ainda se pode acrescentar Gustavo Silva, que na última época jogou por lá em diversas ocasiões, e com bons resultados.

O internacional português, de 33 anos, renovou contrato com os vimaranenses, em março passado, até junho de 2026, e por isso é aposta certa. Depois da sua chegada, em janeiro de 2023, Nélson Oliveira encaixou bastante bem no clube e com a sua cultura, sendo que na temporada transata apontou seis golos e fez cinco assistências, num total de 47 utilizações pelo emblema minhoto.

Uma das contratações mais sonantes do último defeso foi a de Jesús Ramírez, proveniente do Morelia (México) mas que esteve cedido ao Nacional, e era expectável que desafiasse o ponta de lança titular. No entanto, a época não correu de feição ao ponta de lança venezuelano, que em 40 participações marcou quatro golos e fez três assistências, sendo manifestamente pouco para o jogador de 27 anos.

Quem surpreendeu, especialmente, a jogar como avançado centro (no período em que Nélson Oliveira e Ramírez estiveram lesionados) foi Gustavo Silva que também chegou no verão passado, vindo do Nacional. O jogador brasileiro, de 26 anos, acabou mesmo por ser o melhor marcador da equipa, com onze tentos, sendo que só foi utilizado em 26 partidas, pois passou alguns períodos lesionado. Uma agradável surpresa e que aumentou o leque de opções para essa posição.

Porém, as soluções não ficam por aqui, já que há dois jovens que vão integrar o plantel às ordens de Luís Pinto. José Bica e Dieu Michel também partem para esta luta, sendo que o primeiro conseguiu mostrar serviço no empréstimo ao Leixões, na segunda metade da temporada passada, apontando quatro golos e feito duas assistências, em somente 12 jogos. Bica, de 21 anos, é uma aposta forte dos responsáveis vimaranenses.

Já Dieu Michel, avançado canadiano (21 anos), que integrava a equipa B do V. Guimarães, subiu ao plantel principal aquando das várias lesões dos homens da frente em dezembro e janeiro. O artilheiro foi ficando pelo plantel principal e em onze participações, apontou três golos.

Sugestão de vídeo: