V. Guimarães: Dani Silva resolve e reclama regresso ao onze
V. Guimarães defronta Penafiel. Foto: IMAGO

V. Guimarães: Dani Silva resolve e reclama regresso ao onze

NACIONAL10.12.202319:30

Médio saltou do banco e deu o triunfo ao Vitória no minuto seguinte; aos 23 anos, pôde celebrar o centésimo jogo como sénior com o golo decisivo

Dani Silva estreou-se a marcar na presente temporada frente ao Sporting, fazendo o 3-2 para o Vitória de Guimarães e garantindo os três pontos para a sua equipa. Em menos de um minuto, entrou aos 79’, para o lugar de Tiago Silva, e faturou aos 80’ numa boa incursão na área adversária.

A finalização não é o ponto forte do médio, de 23 anos, que já igualou o registo goleador da época transata, sendo que o seu melhor foi em 2021/22 com três golos pela equipa B dos vimaranenses. No ano passado, em 41 utilizações só marcou por uma vez, na derrota do Vitória (1-2) na deslocação a Famalicão na jornada 28 da Liga.

Mas, a entrada em campo seguida do golo é um reclamar pelo regresso ao onze de Álvaro Pacheco. Dani Silva voltou ao banco de suplentes após cinco partidas consecutivas como titular. O médio aproveitou bem o castigo de Tiago Silva (três jogos pela expulsão na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal frente ao Moncarapachense) para se impor na equipa inicial, tendo logo feito duas assistência na goleada dos vimaranenses (5-0) frente ao Chaves na ronda 9 do campeonato. 

A temporada está ser muito boa para o médio que contabiliza 16 utilizações, 12 como titular, em 18 jogos do Vitória, em todas as competições. Tudo somado dá um total de 997 minutos, nos quais também contabiliza três passes para os seus companheiros faturarem.

No encontro com o Sporting, o treinador, de 52 anos, voltou a colocar Tiago Silva ao lado de Tomás Handel no duo mais defensivo do meio-campo, sendo que este também marcou no encontro com os leões, tendo apontado o primeiro dos conquistadores de penálti - o empate a um na altura.

Dani Silva que somou o centésimo jogo como sénior, entre a equipa B e a formação principal do Vitória de Guimarães, tendo assinalado o bonito número com um golo decisivo. De tal forma que permitiu aos vimaranenses voltar a ganhar a um dos grandes do futebol nacional e no que diz respeito aos confrontos com o Sporting, um triunfo que não obtinha desde 2018/19 (há nove partidas).