«Uns intocáveis, outros no limbo»
Roger Schmidt no final do jogo entre Benfica e Moreirense (0-0). Foto: Grafislab

«Uns intocáveis, outros no limbo»

FUTEBOL04.12.202322:40

Vítor Manuel, 71 anos, treinador analisa o momento do Benfica

— Porque continua o Benfica a sentir dificuldades e não consegue evoluir?

— É um Benfica que sofre, com problemas estruturais e conjunturais. Roger Schmidt ainda não conseguiu, ou por lesões ou falta de avaliação, ou por outra razão qualquer fazer a equipa evoluir. Há falta de ideias. Isto depois tem impacto na equipa, jogadores que saem, entram…. Não há um onze definido. Schmidt precisa de tomar decisões, até em relação aos pesos-pesados. Futebol não é só o nome, nomes já não ganham jogos e os jogadores sabem isso. Há uma continuidade de alguns jogadores que não estão no melhor momento e continuam a ser titulares e isso não é benéfico para a qualidade do jogo.

Vítor Manuel considera que «não há um onze definido». Foto: Miguel Nunes/ASF

— O que Roger Schmidt deve fazer para as coisas melhorarem?

— Com o Moreirense, tirou o Florentino e o João Neves ao intervalo e entraram o Chiquinho e o Kokçu. Talvez esteja confuso, tem de pôr as ideias no lugar, tem de fazer uma avaliação do que está a acontecer. Não é normal tirar dois médios centros ao intervalo. Então tirar o João Neves… o miúdo não sabe jogar mal. Se não tomar decisões a tendência é a situação agravar-se e depois começa a haver desconfiança de jogadores, adeptos…. Ainda vai a tempo. O Benfica tem sido bipolar, tem momentos bons e maus, mas as grandes equipas têm de ser mais estáveis. E ainda há a história do ponta de lança. Hoje joga o Tengstedt, depois o Musa, depois o Arthur… quer dizer, há aqui jogadores que vivem no limbo, não sabem o que representam para a equipa e isso não é bom sinal nem para esses jogadores nem para os outros, que olham e pensam: ‘Isto também me vai acontecer’. Mas há uns que têm o estatuto intocável, que estão em sub-rendimento e, neste momento, nada acrescentam à equipa. Às vezes é preciso retirá-los do palco, ter uma conversa com eles e, se calhar, um ou dois jogos fora só lhes faz bem, para pôr as ideias no lugar, porque isto também não é bom para eles.

— Equipa precisa de ser reforçada?

— Há um problema na lateral direita e começa também a ter um problema na esquerda. Joga com o Morato que é uma adaptação. Jurásek não joga, Bernat também não…. Benfica tem um défice nas laterais. Porque é que entrou o João Victor aos 88’? Há alguém que se calhar está um pouco perdido. O Rui Costa, que conhece o jogo, sabe com certeza onde estão as lacunas, deve conversar com Schmidt e ir ao mercado.

Tags: