Um Sporting imparável (também) na Europa
Sporting atravessa excelente momento (IMAGO)

Um Sporting imparável (também) na Europa

NACIONAL01.10.202320:07

Líder sem derrotas; das ‘Big-5’, com esse estatuto só o Bayer Leverkusen consegue igualar a equipa de Rúben Amorim; treinador também alcança marco histórico com... 52 anos

Um leão imparável. Com um arranque de época, para já, muito prometedor. E que na passada jornada, quase 900 dias depois (862 para sermos mais precisos), voltou a subir ao trono da Liga. E se em Alvalade todos procuram a tranquilidade, rejeitando qualquer tipo de euforia numa fase ainda prematura da temporada, o percurso da equipa tem vindo a despertar atenções. Dentro e fora de portas. Até porque, convém lembrar, o Sporting é dos poucos líderes dos maiores campeonatos europeus ainda sem... derrotas. 

De resto, numa análise mais detalhada do percurso dos atuais líderes dos principais campeonatos, nomeadamente das Big-5 (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França), o estatuto de invencibilidade dos leões é apenas equiparado ao alemão, no caso, o Bayer Leverkusen. Que soma cinco vitórias e um empate (ainda assim menos um jogo do que os leões). O líder germânico (que neste momento é uma das surpresas da competição) é quem apresenta números mais próximos daqueles que Rúben Amorim soma nesta altura. Melhor do que Manchester City (6 vitórias/1 derrota), Real Madrid (7 vitórias/1 derrota), Inter e Milan (6 vitórias/1 derrota) e Mónaco e Brest (4 vitórias/2 empates/1 derrota). O Sporting, recorde-se, à passagem da 7.ª jornada, contabiliza seis vitórias e apenas um empate, na deslocação a Braga, totalizando 19 pontos.

Quebra ciclo de... 52 anos

Este registo leonino tem igualmente um extra para o treinador Rúben Amorim. Até porque o técnico somou pela segunda vez um percurso idêntico à passagem desta ronda — a primeira foi no ano da conquista do título em 2020/2021. E para encontrar alguém que tenha mantido esta sequência positiva em duas ou mais temporadas apenas encontramos... Fernando Vaz (em 1969/1970, 1970/1971). Ou seja, contas feitas, há mais de 52 anos! Um feito importante (mais um) do jovem técnico, de 38 anos, que vai para a 5.ª temporada no comando dos leões.

Fernando Vaz e Fernando Peres foram os últimos a alcançar marco importante/ASF

Igualar o registo do ano em que conquistou o título – Sporting apenas cedeu a primeira derrota na Luz, diante do Benfica, na penúltima jornada do campeonato (e já com o título no bolso...) – parece ser uma tarefa quase impossível, mas, nesta fase, o sonho permanece vivo. E com algumas semelhanças, pois se o duelo com o Farense foi resolvido em cima do apito final, foi dessa forma que muitas das vitórias que catapultaram o leão para o título em 2020/2021 foram alcançadas. Grande parte das vezes com Coates como figura. Esta temporada, com protagonistas diferentes, o leão vai dando sinais de boa saúde e muita confiança. Não só nas provas internas, como externas. A estreia a vencer na Áustria (pela primeira vez no historial dos leões) é bom exemplo desse bom momento.