«Trubin tem tudo para voltar de cabeça limpa à baliza do Benfica»

NACIONAL02.03.202520:00

Guarda-redes ucraniano fez pausa de dois jogos e Bruno Lage já garantiu que irá regressar com o Barcelona; a análise de Artur Moraes à decisão

Artur Moraes, 44 anos, 144 presenças na baliza do Benfica entre 2011/12 e 2014/15, olha para a paragem de Trubin como algo muito positivo na ótica do guarda-redes e, naturalmente, da equipa encarnada, que poderá sair a ganhar com o tempo de descanso concedido ao habitual titular.

Artur Moraes (foto: Miguel Nunes)

«Acredito, pela minha experiência — e também passei por uma situação como essa —, que esse tempo de treino tenha permitido uma regeneração física e mental. Com a sequência de jogos que o Benfica vinha fazendo, dificilmente um guarda-redes teria tempo para treinar e com esse tempo e essa regeneração Trubin tem tudo para voltar melhor, regenerado e de cabeça limpa, sem o stress emocional que representa jogar de 3 em 3 dias», começa por explicar Artur.

Benfica: Samuel Soares vai ser titular

22 fevereiro 2025, 08:10

Benfica: Samuel Soares vai ser titular

Mudança já estava prevista e o jovem substitui Trubin este sábado, frente ao Boavista. Manterá estatuto no desafio da Taça de Portugal

«Acredito que as coisas vão correr bem, acredito que o Benfica e Bruno Lage acertaram nessa decisão de regeneração mental e física, que permitirá agora dar o melhor à equipa em jogos importantes», acrescenta, antes de afastar a questão dos erros cometidos pelo ucraniano no jogo com o Mónaco, na Luz, na UEFA Champions League.

«Não acredito que a decisão [de dar pausa a Trubin] esteja relacionada com qualquer tipo de falha. Ao contrário da maioria dos jogadores de campo, os guarda-redes fazem sistematicamente 90 minutos atrás de 90 minutos e é difícil desligar do jogo. São demasiado jogos. E entenderam que era importante, até para gerar mais competitividade com o Samuel [Soares]. Quem ganha é a equipa, o plantel, o Benfica tem agora dois guarda-redes em condições de jogar», observou o brasileiro.

Samuel Soares agradou, nos encontros com Boavista, para a Liga, e SC Braga, para a Taça de Portugal, mais exigente. «Gostei muito. É jovem, mas tem tempo de casa, tem crescido e evoluído e esta eliminatória com o SC Braga foi importante, pois deu experiência. Evoluiu, tem outra segurança, quem ganha é plantel e o Benfica, pois nada se ganha sozinho e há agora um setor mais equilibrado», considera Artur Moraes.

Por fim, o Barcelona. As expectativas do antigo guarda-redes do Benfica para os oitavos de final da UEFA Champions League: «Agora é a eliminar, com a primeira parte na Luz. Mas naquele jogo [4-5, da fase de liga da Champions] o Benfica conseguiu demonstrar que tem condição total para defrontar o Barcelona. Tem de tentar fazer na quarta-feira um bom resultado, aproveitando o ambiente, e depois tentar defendê-lo em Barcelona