Taça Asiática: Coreia do Sul esteve a perder até aos 90+6’ mas eliminou Austrália
Coreia do Sul está nas meias-finais (Foto: AsianCup2023/X)

Taça Asiática: Coreia do Sul esteve a perder até aos 90+6’ mas eliminou Austrália

INTERNACIONAL02.02.202418:42

Um golo tardio e golaço no prolongamento garantiram o apuramento para as meias-finais

Nove anos depois, a Coreia do Sul vingou a derrota na final da Taça Asiática frente à Austrália, vencendo os socceroos por 2-1, com golos das duas estrelas da equipa, Hee-Chan Hwang e Heung-min Son.

No 1.º tempo, a Coreia do Sul teve 70% de posse de bola, toda ela praticamente inconsequente, já que os comandados de Jurgen Klinsman não fizeram nenhum remate nesta fase. Por seu lado, os australianos foram muito mais eficazes e marcaram perto do intervalo (41’), após Craig Goodwin concluir uma boa jogada de equipa com um remate de primeira. 

A Coreia do Sul lutaria depois pelo empate, sendo uma seleção perigosa não tanto pela organização ofensiva, mas sobretudo pela crença que sempre demonstrou. Só que a Austrália foi sempre perigosa e podia ter sentenciado o jogo caso apresentasse maior eficácia, já que Mitchell Duke falhou uma oportunidade de golo perto do fim do jogo (84’), cabeceando, na pequena área, ao lado da baliza.

E aos 90+4’, Lewis Mitchel derrubou Son na grande área e foi assinalado penálti para a Coreia do Sul. O atleta do Tottenham deixou que Hwang, jogador do Wolverhampton, assumisse a responsabilidade do momento e este correspondeu da melhor maneira, mandando assim o jogo para prolongamento. 

Os sul-coreanos estavam com o ímpeto do seu lado e aproveitaram-no para assustarem a Austrália no reatar da partida, falhando o golo apenas devido a excelentes intervenções do guardião Mathew Ryan. 

A pressão continuou a aumentar até aos 103’, quando Son dispôs de um livre direto no bico da área, batendo-o de forma exemplar. 

A Austrália foi-se abaixo física e mentalmente e a expulsão de Aiden O’Neil (105+4’) só ajudou a confirmar o triunfo dos sul-coreanos, que irão agora enfrentar a surpreendente Jordânia nas meias-finais, no próximo dia 6 de fevereiro.