Viktor Gyokeres tem contrato com o Sporting válido até junho de 2028 e cláusula de rescisão de 100 milhões de euros (Foto IMAGO) - Foto: IMAGO

Sporting: cláusula dos 60 milhões de Gyokeres já está ativa

A partir desta terça-feira, se o Arsenal (ou outro clube) apresentar proposta dessa grandeza e o Sporting recusar já tem de indemnizar o agente do sueco com 10 por cento do valor da oferta. Leões já avisaram que se tal acontecer vão exigir os 100 milhões da rescisão para deixar sair o goleador

A partir de hoje, proposta oficial de 60 milhões de euros líquidos, mais o mecanismo de solidariedade, que o Sporting recusar por Viktor Gyokeres, valerá indemnização de 10 por cento do valor da mesma ao empresário Hasan Cetinkaya. A existência da cláusula já foi diversas vezes abordada mas apurou A BOLA que agora está a contar. O Arsenal está disponível para chegar a esse valor, os leões continuam firmes em só deixar sair o goleador de 27 anos por 80 milhões.

Fica hoje ativa a famosa cláusula dos 60 milhões de euros que o Sporting já avisou que se for acionada passará a exigir os 100 milhões de euros da rescisão do contrato para deixar sair Gyokeres. Ou seja, se o agente do sueco pedir mesmo os 10 por cento de indemnização, os leões forçarão a saída ao limite, algo que para já ainda admitem fazer abaixo, nos 80 milhões de euros.

A novela Viktor Gyokeres tem todos os dias um novo capítulo que tem deixado o avançado furioso e que mais ficou depois das mais recentes declarações de Frederico Varandas. «Dadas as exigências que fazemos em relação ao valor do Viktor, acredito que possa sair, a não ser que tenha o pior agente do mundo. Coisa que me custa a acreditar, porque é um dos melhores futebolistas do mundo», disse o presidente do Sporting no domingo, antes da assembleia geral do clube, que teve lugar em Alvalade.

Antes ainda, numa altura em que o agente de Gyokeres garantia ter a promessa leonina (feita pelo então diretor desportivo Hugo Viana, que agora está no Manchester City) de saída por 60/70 milhões de euros — uma das razões pela qual o jogador aceitou ficar mais uma temporada de leão ao peito, jogando Champions e ajudando na conquista do bicampeonato e da dobradinha —, já o líder leonino tinha avisado: «O Sporting não vai exigir a cláusula de rescisão, mas já me deviam conhecer melhor, ameaças, chantagens, ofensas, comigo não funcionam. Uma coisa posso garantir, o Viktor Gyokeres não sai por €60 M+€10 M. Não sai, porque nunca o permiti, e com este jogo que o agente está a fazer só piora mais a situação.»

Novela em torno do sueco continua
0 seconds of 3 minutes, 10 secondsVolume 0%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
03:10
03:10
 

Ainda mais extremada ficou a relação depois das declarações de domingo, com Gyokeres a voltar a ameaçar não se apresentar para os trabalhos de pré-temporada e numa altura em que há o risco para os verdes e brancos de o Arsenal avançar com a proposta de 60 milhões que agora, se for oficial e líquida e a ela juntar os valores do mecanismo de solidariedade, então obrigará a administração leonina a pagar 60 milhões de euros a Cetinkaya.

97
Total de golos que Viktor Gyokeres marcou nas duas temporadas que vestiu de verde e branco (102 jogos). Em 2023/2024 apontou 43 em 50 jogos, na segunda marcou 54 em 52 jogos. Em ambas as épocas ganhou A BOLA de Prata de melhor marcador da Liga, com 29 e 39 golos

Os londrinos, recorde-se, já aventaram com 55 milhões de euros, mais 10 milhões por objetivos. Nessa altura não houve proposta formal, apenas a transmissão dessa disponibilidade numa reunião com a administração leonina, valor que não satisfez as exigências sportinguistas, que querem uma proposta que chegue aos 80 milhões de euros ou então... nada feito.

Frederico Varandas, presidente dos leões, falou sobre a possibilidade de o sueco não se apresentar no início dos trabalhos de pré-época
0 seconds of 1 minute, 35 secondsVolume 0%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
01:35
01:35
 

Viktor Gyokeres, recorde-se, chegou ao Sporting na janela do mercado de transferências de verão de 2023, oriundo do Coventry, a troco de 20 milhões de euros, mais 4 milhões variáveis por objetivos. Tem contrato com os verdes e brancos válido até junho de 2028 e a já referida cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, a mais alta do plantel leonino, patamar onde também já está Geovany Quenda.