Se a Super Bola de Ouro voltasse, quem ganharia?
A conta oficial lançou o debate para troféu especial atribuído uma vez pela France Football
A Bola de Ouro, atribuída anualmente pela revista France Football, é um dos prémios individuais mais prestigiados do mundo, sendo entregue há cerca de 70 anos.
No entanto, o que muitos podem não saber é que a revista já entregou, uma única vez, um troféu especial, dedicado aos mais vencedores.
Na quarta-feira, a conta oficial do prémio lembrou nas redes sociais a atribuição da chamada Super Bola de Ouro, explicando a única vez em que foi atribuída, há 36 anos, em 1989.
«Em 1989, a France Football decidiu premiar a melhor Bola de Ouro das três décadas anteriores. Um troféu que só foi entregue uma vez na história», refere um vídeo, que recorda a única regra para apurar os candidatos: ter ganho a Bola de Ouro várias vezes. Alfredo Di Stéfano foi o vencedor, tendo sido o mais votado à frente de Johan Cruyff e Michel Platini.»
Quem poderá ganhar a próxima Super Bola de Ouro?
Não é difícil lembrarmo-nos do recente domínio de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, com a conta a levantar a questão: quem a ganharia hoje? Desde logo ficou no ar a hipótese de a revista ressuscitar o prémio, e o vencedor poderá ser um destes dois nomes.
A Super Bola de Ouro foi atribuída para comemorar os primeiros 30 anos do prémio, e se a ideia é voltar a fazê-lo, 36 anos não é um número redondo, pelo que nova edição poderia acontecer em 2029, marcando o 40.º aniversário.
Messi detém o recorde com oito, Cristiano Ronaldo vem de seguida, com cinco. Depois, três jogadores conquistaram o troféu três vezes: Platini, Cruyff e Marco van Basten. Quatro outros têm dois: Franz Beckenbauer, Ronaldo, Kevin Keegan e Karl-Heinz Rummenigge.
Em 1989, houve apenas um critério para a atribuição da Super Bola de Ouro: só eram elegíveis jogadores que tivessem vencido a Bola de Ouro mais que uma vez.